quarta-feira, 29 de junho de 2011

Banda larga popular está defasada



Levando-se em conta as velocidades de conexões contratadas hoje pelos brasileiros, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) já deve nascer velho. Após o puxão de orelha da presidente Dilma Rousseff em abril, o Ministério das Comunicações deixou de negociar com as operadoras 600 quilobits por segundos (kbps) a R$ 35 e passou para um megabit por segundo, pelo mesmo preço.
Dados da pesquisa anual do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), a TIC Domicílios, publicada ontem, apontam que o brasileiro está deixando de contratar velocidades inferiores a 1 Mbps, prevista pelo plano.
Em 2008, velocidades de conexão de até 1 Mbps representavam 66% dos domicílios. Em 2010, a menor velocidade teve sua participação reduzida para 40% (uma queda de 27%). O acessos com mais de 2 Mbps tiveram alta de 114%, pegando 15% do total.
Atraso
“Nós estamos começando atrasados”, diz Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br. “A demanda era grande, por isso o Brasil optou por uma implementação mais modesta, mas mais abrangente”.
Piso para oferta
Para Glaser, o Plano dará o “arroz e feijão” primeiro e a Telebrás funcionará como um piso para a oferta do serviço.
“São 90 milhões de usuários ´sem a Telebrás´, a principal preocupação é incluir os excluídos. Classes A e B acham soluções no mercado.
Classes C, D e E, com 1 ou 2 megabits já vão poder fazer muita coisa”, acredita. Franklin Coelho, ex-coordenador do Piraí Digital, projeto que ligou todos os departamentos públicos da cidade do interior fluminense à internet, diz que os debates em torno de velocidades dessa medida é ficar “discutindo a nossa miséria”. “Não há dificuldade tecnológica. Enquanto a gente finge que tem banda larga, perde-se tempo na internet. Não se sobrevive assim numa perspectiva de inserção de sociedade de conhecimento.”
Problemas
No estudo da CGI.br, “acessar sites que demoram muito aparecer” foi a principal dificuldade (37%) apontada pelos quase 25 mil entrevistados quando perguntados sobre sua usabilidade da internet. O dado pode ser interpretado como um problema gerado por conexões pouco potentes. “É como tentar ver um vídeo no YouTube com uma internet de 256 Kbps, vai ficar travando”, comenta o organizador do estudo, Alexandre Barbosa. O consultor Eduardo Tude, da Teleco, entende esse passo como necessário: “Outros países, num primeiro momento levaram 1 Mbps para todos, e agora estão levando internet de 100 Mbps e daí vão avançando”.
Fonte: Diário do Nordeste

Brasil começa a implantar RG com chip no mês que vem

Brasil começa a implantar RG com chip no mês que vem

O RG biométrico, com chip, já começa a ser implementado no Brasil em julho. Neste ano, 2 milhões de brasileiros em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a ter o novo cartão de identidade (denominado RIC), em fase de testes.

A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade começou em janeiro e a escolha foi aleatória, segundo o Ministério da Justiça. No primeiro semestre, parte dos eleitores brasileiros também já foi cadastrada para permitir uma mudança para o cartão biométrico no título de eleitor.

Nessa primeira fase, todo o custo será bancado pelo governo - o documento biométrico pode custar até R$ 40 e as formas de pagamento ainda não estão definidas (hoje alguns Estados cobram pelo atual RG). Procurada ontem para comentar o assunto, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que ainda não há uma data certa para o Estado integrar o projeto. Ainda deverá ser lançado um processo licitatório (sem data definida).

Mudança

A mudança no documento deverá atingir, até 2019, 150 milhões de brasileiros. A tecnologia foi contratada de uma empresa suíça, a Covadis, com sede em Genebra, que também trabalha na instalação em outros países do mundo. Para seu executivo-chefe, Marcelo Correa, as alterações no sistema de identificação brasileiro "serão um teste importante" para a nova tecnologia. Para ele, a grande vantagem do novo formato é a proteção dos dados dos cidadãos, além da redução do risco de fraudes, com o roubo de documentos.

O cartão promete diminuir a quantidade de cópias de documentos que cada cidadão terá de fazer, cada vez que for obrigado a se apresentar a um serviço público. Ele trará um chip com dados da pessoa, informações biométricas e sua impressão digital. Para garantir a proteção dos dados, a Casa da Moeda ficará responsável pelo armazenamento das informações contidas em cada um dos cartões.

Fonte: blog Sobral 24 Horas

sábado, 25 de junho de 2011

Fiéis participam da Procissão de Corpus Christi


Após nove dias de preparação com novenas, celebrações eucarísticas e outras manifestações religiosas, a paróquia da Catedral celebrou na última quinta-feira, dia 23 de Junho, às 9h, a Festa do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A missa foi presidida pelo bispo Dom Odelir José Magri, mccj e concelebrada pelos padres Gonçalo de Pinho Gomes, pároco da Catedral e Ítalo Arcanjo. O tema central deste ano foi “Deus dá-Se nos a conhecer como mistério de amor infinito, na Palavra e na Eucaristia”. O momento forte da celebração foi à renovação dos votos de todos os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Paróquia da Sé. A renovação foi durante a solene celebração eucarística, presidida pelo bispo Dom Odelir José Magri.
Durante todo o dia, houve várias celebrações eucarísticas que contaram com a presença significativa das comunidades que compõem a paróquia, os movimentos, as escolas, os seminaristas, as religiosas e o povo em geral.
Como acontece em todos os anos, foi ponto alto das solenidades a tradicional Procissão do Corpo de Deus por algumas ruas da cidade. A procissão teve início na Catedral e seguiu pelas ruas Oriano Mendes, Dr. Guarany, Cel. Mont´Alverne, Boulevard João Barbosa, Deolino Barreto, Padre Fialho e Catedral. Na procissão participaram os padres Gonçalo de Pinho Gomes, José Linhares Ponte, (Dom Odelir José Magri, João Batista Diniz e Frei Riord no carro com o Santíssimo Sacramento), Fábio Mota, João Alberto Araújo e uma multidão de fieis. As bênçãos do Santíssimo aconteceram no Arco de Nossa Senhora de Fátima, na Igreja São Francisco e na Igreja Menino Deus.
Em todo o percurso, a procissão do Corpo de Deus foi festejada pelos católicos que aproveitaram esta solenidade ímpar, no calendário cristão, para adorarem o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo.
Esta data é uma das mais significativas para os católicos de todo o mundo, tendo em vista que oferece aos fiéis a oportunidade de consagrarem seus louvores e adorações a Jesus Cristo, o Filho de Deus, por nos ter dado o seu próprio Corpo e Sangue para a nossa salvação.
A festa de hoje é a mesma de quinta-feira santa, instituição da Eucaristia. É o mesmo mistério. A diferença é apenas o clima da celebração. Na quinta-feira santa Jesus foi levado amarrado, como criminoso, às autoridades. Hoje o levamos triunfalmente pelas ruas da cidade como Rei e Senhor.
“Daí-lhes vós mesmos de comer.” Deste modo a liturgia nos apresenta o apelo de Jesus diante de seus discípulos que queriam despedir a multidão faminta que os acompanhava. Este desafio é também dirigido a todos nós hoje para que sejamos cada vez mais solidários e agentes da caridade.

Fonte: Site da Diocese de Sobral

Divulgados os nomes dos eleitos para as Comissões Episcopais Pastorais da CNBB

conselhopermanentejun2011membrosA CNBB divulgou, neste sábado, 25, a lista com os nomes dos bispos eleitos para compor as 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. Ao contrário dos presidentes de cada Comissão, que são eleitos pela Assembleia Geral, os membros das Comissões são escolhidos, por eleição, pelo Conselho Permanente.
As eleições foram um dos principais pontos de pauta da primeira reunião do novo Conselho Permanente, na semana passada, dias 15 a 17. Foram escolhidos os bispos para compor outras Comissões e Conselhos que fazem parte da estrutura da CNBB. Há Conselhos e Comissões cujos membros são nomeados pela Presidência.
O número de membros de cada Comissão não é o mesmo, variando de três a seis, incluído seu presidente.
Confira, abaixo, a lista dos eleitos e nomeados, incluindo os respectivos suplentes.

Eleitos pelo Conselho Permanente

1. Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
  • Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo de Santarém (PA)
  • Dom Jaime Spengler, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS)
  • Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo auxiliar de Goiânia (GO)
2. Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato
  • Dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí (MG) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis (TO)
  • Dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar de São Paulo (SP)
  • Dom Pedro José Conti, bispo de Macapá (AP)
3. Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial
  • Dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa (PR) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Armando Martin Gutierrez, bispo de Bacabal (MA)
  • Dom Edson Tasquetto Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM)
4. Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
  • Dom Jacinto Bergman, arcebispo de Pelotas (RS) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR)
  • Dom Paulo Mendes Peixoto, bispo de São José do Rio Preto (SP)
5. Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé
  • Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Filippo Santoro, bispo de Petrópolis (RJ)
  • Dom Murilo Krieger, cardeal arcebispo de Salvador (BA)
  • Dom Paulo Cezar Costa, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
  • Dom Pedro Cipolini, bispo de Amparo (SP)
6. Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia
  • Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Edmar Peron, bispo auxiliar de São Paulo (SP)
  • Dom Fernando Panico, bispo de Crato (CE)
7. Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso
  • Dom Francesco Biasin, bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Benedito Araújo, bispo coadjutor de Guajará-Mirim (RO)
  • Dom Redovino Rizzardo, bispo de Dourados (MS)
8. Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz
  • Dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Enemésio A. Lazzaris, bispo de Balsas (MA)
  • Dom José Luiz F. Salles, bispo auxiliar de Fortaleza (CE)
  • Dom José Moreira Bastos, bispo de Três Lagoas (MS)
  • Dom Pedro L. Stringhini, bispo de Franca (SP)
  • Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima (RR)
9. Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação, Ensino Religioso e Universidades
  • Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Flávio Giovenale, bispo de Abaetetuba (PA)
  • Dom Gregório Paixão, bispo auxiliar de Salvador (BA)
  • Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo (SP)
10. Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família
  • Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Antônio Augusto Duarte, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
  • Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar de São Paulo (SP)
11. Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude
  • Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo auxiliar de Campo Grande (MS) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE)
  • Dom Vilsom Basso, bispo de Caxias de Maranhão (MA)
12. Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social
  • Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS) (Presidente – eleito na Assembleia de maio/2011)
  • Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Caicó (RN)
  • Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
13. Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos - CETEL
  • Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém (PA)
  • Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA)
  • Dom Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre (RS)
  • Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG)
  • Dom Manoel João Francisco, bispo de Chapecó (SC)
Suplentes:
  • Dom Aloísio Alberto Dilli, bispo de Uruguaiana (RS)
  • Dom Hélio Adelar Rubert, arcebispo de Santa Maria (RS)
14. Comissão Episcopal para Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância
  • Dom Airton José dos Santos, bispo de Mogi das Cruzes (SP)
  • Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Toledo (PR)
  • Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo de Guarabira (PB)
  • Dom Moacir Silva, bispo de São José dos Campos (SP)
Suplentes:
  • Dom Augustinho Petry, bispo de Rio do Sul (SC)
  • Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo de Vitória da Conquista (BA)
15. Conselho Nacional Pró-Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
  • Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida, presidente da CNBB (Ex-ofício)
  • Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB (Ex-ofício)
  • Dom Bruno Gamberini, arcebispo de Campinas (SP)
  • Dom Odilo P. Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo (SP)
  • Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Suplentes:
  • Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo de Sorocaba (SP)
  • Dom Maurício Grotto, arcebispo de Botucatu (SP)
  • Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, arcebispo de Pouso Alegre (MG)
16. Conselho Diretor do MEB
  • Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda-Recife (PE)
  • Dom José González Alonso, bispo de Cajazeiras (PB)
  • Dom José Ronaldo Ribeiro, bispo de Janaúba (MG)
  • Dom Mário Rino Sivieri, bispo de Propriá (SE)
Suplentes:
  • Dom Angelo Pignoli, bispo de Quixadá (CE)
  • Dom Juarez Souza da Silva, bispo de Oeiras (PI)
17. Conselho Econômico
  • Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Ex-ofício)
  • Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo de São Félix do Araguaia (MT) e secretário geral da CNBB (Ex-ofício)
  • Dom Guilherme Antônio Werlang, bispo de Ipameri (GO)
  • Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo de Ponta Grossa (PR)
  • Dom Frei Severino Clasen, bispo de Araçuaí (MG)
Suplentes:
  • Dom Francesco Biasin, bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ)
  • Dom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas (RS)
18. Conselho Fiscal
  • Dom Caetano Ferrari, bispo de Bauru (SP)
  • Dom João Wilk, bispo de Anápolis (GO)
  • Dom Osvino José Both, arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil -Brasília (DF)
Suplentes:
  • Dom Afonso Fioreze, bispo de Luziânia (GO)
  • Dom Paulo Roberto Beloto, bispo de Formosa (GO)

Nomeados pela Presidência da CNBB

19. Comissão Episcopal para a Amazônia
  • Dom Cláudio Hummes, cardeal arcebispo emérito de São Paulo (Presidente)
  • Dom Erwin Kräutler, bispo do Xingu (PA)
  • Dom Jaime Vieira Rocha, bispo de Campina Grande (PB)
  • Dom Moacyr Grechi, arcebispo de Porto Velho (RO)
  • Dom Sérgio Castriani, bispo de Tefé (AM)
20. Comissão Episcopal Pastoral para a Missão Continental
  • Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo de Floresta (PE)
  • Dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório (RS)
  • Dom José Negri, bispo de Blumenau (SC)
21. Comissão Episcopal Pastoral da Campanha para a Evangelização
  • Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, cardeal arcebispo de Salvador (BA) (Presidente)
  • Dom José Luiz Majella Delgado, bispo de Jataí (GO)
  • Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo de São Félix do Araguaia (MT) e secretário geral da CNBB
  • Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira (SP)
22. Edições CNBB
  • Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG)
  • Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo de São Félix do Araguaia (MT) e secretário geral da CNBB (Ex-ofício)
  • Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF)  
  • Fonte: Site CNBB

Especialista em Engenharia Sanitária faz vistoria técnica no SAAE

Justificando sua proposta em otimizar o sistema de abastecimento de água, e com vistas no aumento de capacidade de tratamento,  contribuindo o  com melhoramento do abastecimento feito aos domicílios sobralenses, o SAAE conta com os serviços do Dr. Luiz Di Bernardo, com graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Sanitária pela Universidade de São Paulo, e que tem dedicado toda a sua vida ao sanitarismo, com ênfase nas áreas de Recursos Hídricos e Tratamento de Água. Profissional de renome nacional e internacional, Dr. Luiz está realizando vistorias técnicas na Estação de Tratamento de Água do Sumaré, visando à realização de estudos da qualidade da água bruta, descrição e parâmetros de funcionamento das unidades de Tratamento do Serviço que o SAAE oferece aos sobralenses desde 1961.
Fonte: Jornal Correio da Semana

Santa Casa inaugura nova unidade de tratamento renal

A população da região norte conta agora com mais possibilidades de atendimento no serviço de tratamento renal. Na sexta-feira, dia 17/06, a Santa Casa de Sobral inaugurou o Centro de Nefrologia Sobralense, localizado à Rua Boulevard João Barbosa, 738. O novo Centro é uma extensão da Unidade de Terapia Renal Substitutiva da Santa Casa. A Unidade tem capacidade para atender até 130 pacientes através do Sistema Único de Saúde – SUS e outros convênios. Como unidade satélite, o Centro contará com todo o suporte de atendimento da Santa Casa, como Emergência e internação, atuando nas áreas de prevenção de doença renal, diagnóstico precoce e tratamento.
De acordo com o médico Derval Júnior, diretor de ensino e pesquisa do Hospital, o Centro de Nefrologia foi criado para atender exigências físicas e legais, uma vez que a Santa Casa conta atualmente com 230 pacientes, quando o número permitido é de 200 pacientes por unidade. Com a inauguração do Centro, o número de médicos nefrologistas na Santa Casa passará de dois para quatro profissionais, atendendo o Sistema Único de Saúde.
O diretor destacou também o papel importante que a Santa Casa desempenha na captação de órgãos. “Hoje a Santa Casa contribui enormemente com o transplante de órgãos no Ceará. Atualmente o Hospital é reconhecido com o maior Centro de Captação de Órgãos do Estado (por densidade populacional)”, destacou Derval Júnior.
Disparidade
O médico Derval Júnior lembra que a região do Cariri possui três unidades de diálise, sendo que duas contam com capacidade igual a da Santa Casa. “Aquela região deve ter cerca de 600 pacientes em tratamento de diálise, enquanto a região norte tem 230. Será que existem mais doentes de rim no Cariri? Certamente não. O que está acontecendo é que há uma demanda reprimida que não está tendo acesso ao serviço”, afirmou o médico destacando que, com a nova unidade da Santa Casa, mais pessoas terão possibilidade de tratamento.
Fonte: Jornal Correio da Semana

Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica de Sobral



Acontecerá nos dias 02 e 03 de Julho de 2011, no Centro de Convenções de Sobral, a partir das 8 horas, mais uma edição do Congresso Diocesano da RCC, com inscrição no valor de R$ 5,00. Trata-se de um grande encontro aberto a todos que desejarem ter uma nova experiência com o Amor de Deus, com a pessoa do Espírito Santo.
Neste ano estaremos abordando como tema principal: Por causa da Tua Palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5) em consonância com o que temos de mais atual em nossa Igreja, fruto da 49º Assembléia Geral dos Bispos (CNBB) que são as Diretrizes da Ação Evangelizadora.
Teremos a presença dos pregadores: Sidney Timbó (Fundador da Comunidade Discipulus Pacis) e James Apolinário (Coord. RCC-Ceará). Nosso Bispo Dom Odelir José terá participação especial partilhando com todos nós das Urgências da Evangelização, uma convocação para estarmos “Em estado permanente de Missão”. Este convite é dirigido a todos os membros da RCC de toda a Diocese de Sobral como também a todos os outros movimentos e pastorais.
A novidade neste ano será o Workshop (pregações especificas) para dois públicos ao mesmo tempo. Visto que na Diocese de Sobral temos muito a realidade de Novas Comunidades e diversos grupos que dão os primeiros passos na vida de Comunidade. Será com certeza conteúdos de grande crescimento para todos que fizerem-se presente.
Vamos nessa! Espalhemos essa notícia de forma oral nas reuniões que temos e missas que participamos, MSN, Orkut, facebook, twitter, torpedos de celular, blogs, enfim, para que todos em unidade possamos ouvir os apelos do Senhor por meio da sua Igreja.
Nos encontraremos no Congresso

Fonte: Site da Diocese de Sobral

Fazenda da Esperança em Carta Circular (Por ocasião da Semana Nacional Anti-drogas)




Fazenda da Esperança São Bento, Sobral-Ceará, 20 de junho de 2011.
Reverendíssimos Padres, Caríssimos pais e mães, nobilíssimos jovens (usuários ou não), senhores políticos, advogados, juizes e todos que lerem a esta carta.
Estamos vivendo uma catástrofe  e como COMUNIDADES TERAPÊUTICAS não poderíamos deixar de estarmos alerta e solicitarmos a participação de todos nesta guerra que precisamos empreender contra o uso e abuso de substâncias psicotrópicas. A nossa juventude está cercada e todos os dias é incomodada de alguma forma, por traficantes ou usuários dependentes e iludidos pelo submundo oferecido pelas drogas que é somente de ilusões e onde a perspectiva de vida digna vai morrendo constantemente,  o sentido de família vai se perdendo e o conceito de sociedade vai sendo corrompido por grupos marginais  que não respeitam o Estado porque não se atêm às leis.
Quem é que não tem um parente, ou pelo menos  um conhecido que é usuário de drogas? Quem não conhece uma família que vive a dor de ter pelo menos uma pessoa dependente em seu seio? Quem não sabe de uma família que perdeu o filho para o álcool ou para a droga?
É chegada a hora de unirmos forças… O combate é urgente e necessário! Não podemos deixar que essa pandemia psicotrópica acabe de tomar conta do nosso povo, acabe de dominar o nosso país, consuma as nossas casas.
Precisamos de medidas político-sociais, religiosas e outras mais voltadas para o enfrentamento do uso abusivo do álcool e aqui seria bom nos posicionarmos contra as grandes propagandas de bebidas alcoólicas exibidas nas grandes televisões do Brasil, especialmente em grandes eventos esportivos. Afinal, por que associar esporte com álcool? Esse casamento é uma farsa que destrói e aliena o nosso jovem.

Precisamos exigir atitude dos nossos parlamentares no sentido de que façam leis desburocratizadas e que condigam com a realidade que vivemos: sem deixas para os advogados do diabo que tiram das cadeias os traficantes deste país sem que tenham cumprido integralmente as suas penas. E se isso é condição da lei, que a transformem  para que traficantes não tenham o benefício da progressão.  Temos a obrigação de lutar e exigir um judiciário mais forte e imperativo, também, nesse sentido.

Graças a Deus, a Igreja Católica tem se antecipado ao Estado e por meio de suas Instituições, por ela reconhecidas como a FAZENDA DA ESPERANÇA e o PROJETO VOLTA ISRAEL (Comunidade Shalom), luta para que aqueles que se perderam na dependência química retornem ao seio de suas famílias, tenham vida digna e se integrem à sociedade como homens novos, recuperados e com novo sentido para as suas vidas. Sabem por quê? Porque a Igreja os dá o que eles nunca tiveram: Deus, a Palavra, o sentido Evangélico da vida, o dom de se reconhecerem filhos de Deus. Sim, porque filho de Deus não usa droga e nem se embriaga e os nossos jovens andam cheios de drogas e álcool em suas cabeças porque não têm Deus. Nossa sociedade é atéia! Nós somos ateus! Precisamos, também, assumir que não damos Deus aos nossos filhos. Precisamos ter a dignidade de reconhecermos os nossos erros e humildemente repensarmos o nosso “ser família” dentro dos nossos lares. Levantemos nossas cabeças e encaremos a realidade como ela está! Mudemos de atitude e assumamos o DEUS que dizemos ter e não vivemos. Mudemos de atitude e conversemos em família. Desapeguemos da televisão, pensemos no estrago que ela nos causou! Sejamos seletivos e nela escolhamos o  pouco que presta! Minha gente, a família como instituição, hoje, é um caco que precisa ser ajuntado para que a sua reconstituição dê os frutos que tanto queríamos agora. Em nossas casas tem-se um grupo de estranhos. Ninguém se reconhece! Irmão não conhece irmão, os pais não conhecem os filhos e vice-versa. Nossas casas viraram albergues e cada um quer viver ao seu modo. A nova estrada para a juventude, sem drogas, sem álcool e com Deus começa em nossos lares. Neles precisamos nos integrar e sermos uno como Deus o É em sua diversidade de Pai, de Filho e de Espírito Santo. Unamos nossas forças. Somemo-nos àqueles que dão a vida pelo seu próximo como os consagrados do Shalom e da Família da Esperança e os seus Embaixadores. Unamo-nos aos outros projetos que também combatem a essa enfermidade social, mesmo que eles não tenham o cunho evangélico que sabemos ser solução. Somemo-nos aos grupos de auto-ajuda, como os Grupos Esperança Viva que temos em Sobral e Groaíras. E acima de tudo lutemos por um mundo Cristão e, com certeza, viveremos a lucidez e a sobriedade que só o Cristianismo assumido e vivido podem proporcionar.
Dom Odelir José, mccj
Bispo Diocesano de Sobral –CE
Raimundo Ítalo Arcanjo de Souza
Vice-Presidente da Fazenda da
São Bento Sobral –CE

Fonte: Site da Diocese de Sobral

Vida do Papa Bento XVI sairá em quadrinhos


A organização da Jornada Mundial da Juventude colocou anúncio em busca de autor de mangás católicos. Gabriele Gniewek, 21, candidatou-se. E aí surgiu "Habemus Papam!", a biografia do papa Bento XVI.

Em agosto próximo, durante o encontro em Madri, 300 mil cópias da publicação serão distribuídas gratuitamente.

O gibi em estilo japonês, caracterizado pelos olhos puxados, contará a história do pontífice. Metade da tiragem será impressa em espanhol, e a outra parte, em inglês.

domingo, 19 de junho de 2011

PARTICIPEM CONOSCO DA FESTA DO CORAÇÃO DE JESUS, NO BAIRRO CIDADE JOSÉ EUCLIDES– SOBRAL/CE, DE 16 À 26 DE JUNHO DE 2011!

PARTICIPEM CONOSCO DA FESTA DO CORAÇÃO DE JESUS, NO BAIRRO CIDADE JOSÉ EUCLIDES– SOBRAL/CE, DE 16 À 26 DE JUNHO DE 2011! 


DIOCESE DE SOBRAL
PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO
FESTA DO CORAÇÃO DE JESUS NO ANO DE 2011
TEMA CENTRAL
“SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, FONTE DE BÊNÇÃOS NA VIDA DO HOMEM E DA NATUREZA!”

CONVITE 
Irmãos e irmãs de nossa querida cidade de Sobral e nossos paroquianos da Paróquia São Paulo Apóstolo temos vividos neste mês de junho momentos de bênçãos. Saímos a pouco da Festa do divino Espírito Santo e, estamos a iniciar mais um retiro em nossa caminhada paroquial à luz da Palavra de Deus e reparando o Sagrado Coração de Jesus. Celebrar. A festa do Sagrado Coração de Jesus será celebrada nos dias16 a26 de junho de 2011.
Neste ano teremos a oportunidade de vivenciar o tema da Campanha da Fraternidade, a preservação da “Natureza”, em pastorais e movimentos. Dentro desta perspectiva há um grande fortalecimento através de mais um “Retiro Espiritual”.
Nossa evangelização continua no decorrer do ano em nossos setores nas tardes das terças feiras através de visitas e celebrações missionárias na TERÇA MISSIONÁRIA. É esta vivência que nos faz sermos mais igreja.
Venho convidar a todos para participarem deste momento com o nosso Apostolado da Oração Paroquial. A abertura da festa será no dia 16 de junho às 19h.
Desejo a todos um bom “Encontro de Fé”.
Pe Fábio Mota
Pároco

TEMAS PARA AS CELEBRAÇÕES E PREGADORES 
LITURGIA DO DIA
17/06 – Sermos autênticos cristãos vivenciando o amor e generosidade do Coração de Jesus, oceano de paz e fonte de divina para o homem.
CELEBRANTE: Pe Fábio Mota
18/06 – Diante do coração de Jesus somos convidados a tomarmos a decisão pelos bens eternos.
CELEBRANTE: Pe Fábio Mota
19/06 – A exemplo do amor e da comunhão da Santíssima Trindade devemos cultivar o amor pela “humanidade e toda a criação”.
CELEBRANTE: Pe Fábio Mota
20/06 – Perceber no outro a bondade do Coração de Jesus é enxergar e valorizar o como companheiro para a santidade.
CELEBRANTE: Pe Fábio Mota
21/06 – À luz da palavra de Deus sejamos determinados a confiar em Deus e vivermos a prática da justiça.
CELEBRANTE: Pe Fábio Mota
22/06 – Pela fé e confiança em Deus produzimos na Comunidade Cristã os frutos do amor, da justiça e da caridade.
CELEBRANTE: Pe Fábio Mota
23/06 – FESTA DE CORPUS CHISTI – IRMOS À IGREJA CATEDRAL
24/06 – Na missão de João Batista encontramos o exemplo e a força de anunciar Jesus, o Cordeiro Eterno do Pai, para a nossa salvação.
CELEBRANTE: Pe Fábio Mota
25/06 – A través da fé e do perdão Jesus nos resgata do pecado e, por Sua Humanidade nos dar a oportunidade de uma vida nova.
CELEBRANTE: Pe Fábio Mota
NOITÁRIOS 
CONVIDADOS PARA A FESTA DO CORAÇÃO DE JESUS 
16/06 – Abertura
17/06 – Legião de Maria, Apostolado da oração e Equipe do Rosário
18/06 – Casa Filhos de Sião, MESC e Coroinhas
19/06 – Comerciantes, Catequese e Luz Divina
20/06 – Vinho Novo, Escolas Território paroquial
21/06 – Anawin, Missionários e Pastoral da criança
22/06 – Associação N.Jerusalém,Oficina de Oração e Associação São Paulo Apóstolo
23/06 – FESTA DE CORPUS CHISTI – IRMOS À IGREJA CATEDRAL
24/06 – Grupo Kairós, Capela de Cristo Rei e Terço dos Homens
25/06 – ENS, Boqueirão e Santa  Rosa,Cohab 3 e Cachoeiro
26/06 – Comunidade Paroquial
HORÁRIOS DE ATIVIDADES LITÚRGICAS E SOCIAIS 
Abertura da festa

Hasteamento da bandeira e missa às 19h de 16/06/2011.

Confissões
No período da festa confissões nas quartas, quintas e sextas feiras durante o dia

Batizados
Serão realizados os batizados no domingo dia 26/06 às 10h da manhã.

Novenas e Missas
Todas as noites às 19h.

Noites culturais
Na noite do dia 26 será realizado o Chitão Paroquial (quadrilha) e, no dia 25 será realizado o leilão da festa.


PROMOÇÕES SOCIAIS
Todas as noites teremos barracas e bingos.
Leilão da Festa será na noite do dia 25/06.

APLICAÇÃO FINANCEIRA DA FESTA
Aplicar nas campanhas para a reforma da Igreja Matriz.
COORDENAÇÃO GERAL
Pe José Fábio da Mota – Pároco
Conselho Paroquial de Pastoral
Apostolado da Oração Paroquial
Coordenação da Liturgia Paroquial


HINO DO CORAÇÃO DE JESUS 
Coração Santo, Tu reinarás, Tu nosso encanto sempre serás!

1. Jesus amável, Jesus piedoso, Deus amoroso, frágua de amor!
Aos teus pés venho, se Tu me deixas, humildes queixas sentido expor.

2. Divino peito, que amor inflama, em viva chama de eterna luz,
porque a tens sempre reconcentrada, não adorada. Doce Jesus?

3. Estende às almas teu suave fogo, e tudo logo se inflamará!
Mais tempo a terra no mal sumida. E endurecida não ficará.

4. Por estas chamas de amor benditas, nunca permitas ao mal reinar!
Ao Brasil chegue tua caridade, que em verdade te saiba amar.

Igreja declara que a pessoa humana tem mais dignidade do que a ONU reconhece


Sendo a organização responsável por mais de um quarto da atenção mundial oferecida aos portadores de AIDS e aos afetados pela doença, a Igreja fala do assunto com muita experiência.
E o que a Igreja diz – e disse mais uma vez na sede das Nações Unidas na semana passada – é que a pessoa humana tem mais dignidade do que a ONU reconhece atualmente.
Por isso, quando, na última sexta-feira, na sede de Nova Iorque, se aceitou por unanimidade uma declaração política da ONU sobre o HIV/AIDS, a delegação do Vaticano levantou também aspectos sobre os quais não estava de acordo.
Dom Silvano Tomasi, observador permanente da Santa Sé na ONU em Genebra, também havia apresentado objeções alguns dias antes, em uma reunião na Europa, recordando o papel da Igreja Católica na luta contra a AIDS.
Para combater esta infecção – desde que apareceu pela primeira vez há 30 anos e depois de mais de 30 milhões de mortes –, Jane Adolphe, professora associada de Direito no Ave Maria School of Law, falou na reunião de alto nível de Nova Iorque, em nome do arcebispo Francis Chullikatt, e propôs um ponto de partida: “o reconhecimento de que a pessoa humana pode e deve mudar um comportamento irresponsável e perigoso, ao invés de simplesmente aceitar esse comportamento como se fosse inevitável e imutável”.
A delegação da Santa Sé nas Nações Unidas quis recordar que a AIDS é algo mais que estatísticas ou planos imbuídos ideologicamente para lutar contra ela.
“As políticas, programas e declarações políticas não têm sentido se não reconhecermos a dimensão humana desta doença nos homens, mulheres e crianças que vivem com ou são afetados pelo HIV”, afirmou.
A Santa Sé voltou a propor “o único meio universalmente efetivo, seguro e acessível para deter a propagação deste mal: abstinência antes do casamento e fidelidade mútua durante ele, evitando correr riscos e condutas irresponsáveis e promovendo o acesso universal aos medicamentos que previnem o contágio do HIV de mãe a filho”.
E criticou aqueles que ignoram os resultados positivos dos programas baseados na abstinência e na fidelidade, “guiados pela ideologia e pelo próprio interesse econômico, que cresceu como resultado da AIDS”.
No mesmo sentido, declarou que o acesso ao financiamento não deve se limitar a “noções preconcebidas ideologicamente”, mas deve basear-se na “capacidade das organizações de proporcionar uma atenção segura, acessível e eficaz àqueles que dela precisam”.
Pleno respeito
Por isso, após a aceitação da Declaração, a delegação da Santa Sé pediu que se incluísse uma “declaração interpretativa”, na qual mostra suas reservas e precisões com relação a vários pontos do documento.
A declaração vaticana reiterou a posição da Igreja sobre os termos “saúde sexual e reprodutiva” e “serviços”, bem como “de gênero”.
Afirmou uma compreensão do termo “jovens” que significa que os Estados devem respeitar os direitos dos pais de família, e que reconhece que a família tradicional é indispensável na luta contra a AIDS.
A Santa Sé rejeitou as referências a termos como “população de alto risco”, dizendo que supõe “tratar as pessoas como objetos, o que pode dar a falsa impressão de que certos tipos de comportamento irresponsável são, de certa forma, moralmente aceitáveis”.
Recordou que não apoia o uso de preservativos para os programas de prevenção ou aulas de educação sexual.
Tampouco aceita os esforços de “redução de dano” relacionados ao consumo de drogas, já que estes “não respeitam a dignidade das pessoas que sofrem de adição às drogas, pois não tratam nem curam o doente, mas sugerem falsamente que não podem libertar-se do ciclo da adição”.
E rejeitou a caracterização das pessoas que exercem a prostituição como “profissionais do sexo”, “já que isso pode dar a falsa impressão de que a prostituição, de alguma maneira, poderia ser uma forma legítima de trabalho”.
“Faz-se necessário – concluiu o comunicado – um enfoque baseado nos valores para lutar contra a doença da AIDS, um enfoque que proporcione os cuidados necessários e o apoio moral às pessoas infectadas e que promova uma vida em conformidade com as normas da ordem moral natural, um enfoque que respeite plenamente a dignidade inerente ao ser humano.”

Fonte: blog

Ex-Bispo auxiliar de Fortaleza é nomeado Arcebispo de Brasilia


O novo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, foi nomeado nesta quarta pelo Papa Bento XVI
Ao receber a notícia de sua nomeação como novo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha disse que espera conhecer melhor a realidade da capital federal em conjunto com o clero ali presente para tomar as melhores decisões.

A nomeação foi feita nesta quarta-feira, 15, pelo Papa Bento XVI e era esperada desde abril. Os fiéis da arquidiocese de Brasília já rezavam coletivamente pela nomeação, assim, o novo arcebispo anseia continuar contando com a tal dedicação nesta nova missão pastoral.

“Quero que a Igreja de Brasília possa testemunhar a comunhão que se fundamenta na fé e que está enraizada no amor que se expressa, depois, nas diversas iniciativas pastorais”, destacou Dom Sérgio em entrevista ao noticias.cancaonova.com.


Dom Sérgio esteve, desde 2007, na Arquidiocese de Teresina, primeiro como Arcebispo Coadjutor e em 2008 assumiu o Arcebispado. Durante seus quatro anos de episcopado em Teresina dinamizou a pastoral e incentivou os serviços existentes.

“No nordeste temos a graça de contar com um público muito acolhedor e com uma fé profunda e simples, mas perseverante que traz resistência diante das situações adversas”, conta o arcebispo.

Esta é a segunda vez que um arcebispo de Teresina é transferido para Brasília. O primeiro foi o Cardeal Dom José Freire Falcão que assumiu em 1984 e atualmente é Arcebispo emérito da Arquidiocese de Brasília.

“Como no nordeste, em Brasília será necessário dar atenção aos mais pobres e sofredores, mas é preciso dar atenção também às novas situações e ambientes, tanto no mundo da política, como no mundo da cultura”, ressalta o novo arcebispo.

Dom Sérgio destaca que a Igreja deve evangelizar nas diversas situações e nos diversos ambientes na sociedade, especialmente nas faculdades, utilizando os diversos meios de comunicação.

“Eu não tenho uma receita pronta, tenho os critérios que são oferecidos pela Igreja e pelo Evangelho. Por isso, quero trabalhar em comunhão, primeiramente com o Santo Padre, com a Igreja que está no Brasil através da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos no Brasil], cuja sede está em Brasília, com a Nunciatura Apostólica, com a Igreja de todo Brasil e com aqueles que fazem o dia-a-dia da Igreja em Brasília, assumindo a missão da Igreja: a evangelização”, salienta.
 Fonte: blog

Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013


Fraternidade e Juventude
Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita hoje, 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.
O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.
Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.
A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.
Fonte: CNBB

Edilene Valetim recebe homenagem no Becco do Cotovelo


Sábado dia11 de junho, o programa Bate Papo com o Ivan Frota, no Becco do Cotovelo, entregou a Comenda do Corredor Nacional da Democracia a gerente regional do Trabalho de Sobral, Edilene Valentim dos Santos, em reconhecimento aos serviços prestado por ela a frente da Gerencia Regional do Trabalho de Sobral. Além de ser a 4ª comenda entregue esta foi a primeira mulher que recebeu este ilustre reconhecimento.

Jovens seminaristas, futuros padres, recebem admissão aos ministérios e às ordens sacras

Cinco jovens seminaristas foram admitidos às Ordens Sacras, na manhã desse domingo, 5 de junho, na Catedral da Sé, em Sobral/CE, os seminaristas:Elânio Carvalho Alcântaras, Fábio Soares Duarte, Francisco de Assis Neto, Francisco Júlio Nascimento e Francisco Juniel de Aguiar. Nesse rito de admissão as ordens sacras a Igreja de Sobral recebe a manifestação pública dos seminaristas às Sagradas Ordens, e os acolhe para a recepção das ordens as quais aspiram que são as ordens Diaconal e Presbiteral. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato (cf. Cerimonial dos Bispos N.479). A data para o diaconato dos seminaristas já tem data marcada para o dia 06 de agosto deste.
A celebração eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano de Sobral, dom Odelir José Magri, mccj, e concelebrada pelos padres, José Lucione Queiroz Holanda, pároco de Santa Quitéria, Francisco Fábio do Nascimento Araújo, pároco de Hidrolândia e João Batista Diniz Ferreira, vigário paroquial da Catedral da Sé. Estiveram presentes também, seminaristas da diocese, familiares e todo povo de Deus.
Em sua homilia, dom Odelir José Magri, lembrou que “A vida dos apóstolos, vivida na obediência à Palavra, é um sinal para todos os discípulos de Jesus que aspiram à unidade da Igreja”.

sábado, 4 de junho de 2011

Diocese de Sobral realizam Coroação de Nossa Senhora, no Arco

No Dia 31 de Maio de 2001, uma grande multidão fez-se presente na Boulevard do Arco por ocasião da Coroação de Nossa Senhora. Demos início às 18h com a Oração do Santo Terço conduzida pela Comunidade Maranatá intercalando cada mistério da vida de Jesus com cânticos. Dando continuidade foi ministrado um momento de louvor e todos participaram com muito entusiasmo, alegria e fé. O palco teve uma ornamentação digna à Mãe de Deus e nossa.
Em seguida tivemos a celebração da Santa Missa presidida por nosso Vigário Geral Pe Gonçalo de Pinho Gomes e concelebrada por Pe. José Fabio da Mota (Paróquia São Paulo), Pe. João Batista Mesquita (Paróquia do Patrocínio), Pe. Ítalo Arcanjo (Reitor do Seminário São José) e seminaristas que ajudaram na liturgia.
A Comunidade Shalom ficou à frente da Liturgia e a Comunidade Rainha da Paz preparou com muito esmero o momento da Coroação. Pessoas vestidas de anjos vieram num cortejo no corredor central em meio a multidão e logo atrás veio a imagem de nossa Senhora num carro tipo empilhadeira cedido pela Grendene. A imagem foi elevada e grande foi a emoção dos participantes.
Ao chegar próximo ao palco, os anjos soaram as trombetas, dançarinas no palco honraram a Mãe de Deus com linda coreografia. O momento foi conduzido por Tásia Montenegro onde partilhou todo o sentimento que Deus havia dado para a Coroação de Nossa Senhora, ali representada com o título de Rainha da Paz. Foi profundo e emocionante ver os três jovens representando a Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora, a Rainha da Paz. O carro elevou bem alto a imagem e uma chuva de prata deu todo um brilho e beleza.
Toda a celebração contou também com a presença do Exmo. Sr. Prefeito João Alberto, o qual participou com intensidade juntamente com o Vereador Paulo Vasconcelos.
Em nome de todo o Conselho da Renovação Carismática Católica de Sobral, na pessoa de Edna Chaves, quero deixar registrado nosso agradecimento a Dom Odelir, nosso Bispo Diocesano, ao nosso Vigário Geral e sacerdotes que concelebraram, à Prefeitura Municipal de Sobral, ao Vereador Paulo Vasconcelos, ao Jornal Correio da Semana, à Radio Educadora, às Religiosas, Seminaristas, Pastorais, Movimentos e as Novas Comunidades e a todos que alegremente participaram direto ou indiretamente deste momento de graças.
Sei que na hora de agradecer corremos riscos em esquecer alguém, mas Deus que conhece a todos que se envolveram com afinco nesta linda solenidade a Mãe de Deus, dará a todos ricas bênçãos estendendo-se para todos seus familiares.
Na bênção especial e materna de Nossa Senhora Rainha da Paz
Robério Cavalcante da Ponte – Consagrado Comunidade Católica Rainha da Paz – Secretario Geral da RCCSobral

Dom Odelir fala sobre missão, vestido como missionário africano

No dia 29 de maio, domingo de manhã, no Congresso da Comunidade Católica Rainha da Paz, Dom Odelir, bispo de Sobral, surpreendeu e encantou a todos chegando ao Ginásio Poliesportivo, local do evento, vestindo roupas africanas. Era uma blusa de uma estampa bem alegre e um gorro, típico dos povos africanos. Em sua palestra Dom Odelir falou sobre seu chamado vocacional, por que se tornou missionário comboniano, a história da vida de seu fundador São Daniel Comboni, a história do Instituto Comboniano ( desafios, conquistas, casas da Congregação no mundo, quantos membros, fatos que marcaram) , além de sua experiência de missão na África e também como Vice-superior da Congregação dos Missionários Combonianos. Entre as experiências contadas falou de uma recordação muito grata que tinha de seu tempo de missão na África (Congo) quando o povo se sentava ao redor de uma fogueira para ouvir as palavras dos Missionários Combonianos, e ouvir até as notícias do mundo, pois eles não tinham meios de comunicação. Dom Odelir nos presenteou ensinando uma canção africana, e a qual cantamos juntos. Foi uma experiência que nos deixou a todos cheios de alegria e inflamados pelo ardor missionário presente no coração de nosso bispo.
Se você deseja conhecer a experiência missionária de nosso bispo e adquirir essa palestra, ela está disponível na livraria Rainha da Paz, na Rua Estanislau Frota, 535, centro Sobral – CE. Fone para contato: (88) 8804 79 28 ( Aninha)

Paróquia do Patrocínio capacita novos líderes da Pastoral da Pessoa Idosa

A Paróquia do Patrocínio que tem à frente como Pároco Pe. Mesquita, realizou nos dias 21 e 22/maio/20011, uma capacitação para formar novos LIDERES para ingressarem na Pastoral da Pessoa Idosa (P. P. I.), com o objetivo de realizarem visitas domiciliares, levando a Boa Nova da Esperança, a todas as pessoas idosas de nossas comunidades.
A capacitação foi ministrada pela coord. Diocesana Gracinha, Débora coord. Da PPI/Ipu, Carlos coord. Da P.P.I., da Paróquia do Patrocínio, e Zuleica coord. do Cristo Rei/Junco.
Participação das comunidades: Sumaré, Ana, Padre Palhano Maria Costa, Santa Casa Haroldo, Centro Ana Linhares e Maria de Jesus, N. Sra. Da Saúde Toinha e Aclocinete, Sagrada Família, Eloi, Socorro e Irmãs  Suelene e Maria do Carmo, Cristo Rei/Junco, Marcionilia, Edite, Antonieta e Zuleica.
Posição da pastoral da Paróquia: 27 líderes.
Total de Idosos atendidos com visita domiciliar:  160.

Matriz de Alcântaras, já é um cartão postal da cidade

Após ter passado por uma polêmica, a construção da igreja matriz de Alcântaras está quase em fase de conclusão, prevista a sua inauguração ainda para este ano. A matriz já é um dos cartões postais daquele município. O pároco Pe. Edmilson diz que apesar de ter passado por algumas dificuldades, hoje, ver que o seu projeto está quase finalizado, tudo isso foi possível graça a um trabalho dedicado da população que contribui fielmente para que hoje a igreja de Alcântaras seja uma igreja estruturada e que dê mais conforto para os fieis que nela estiverem.  Foto: Jamilson Magalhães

FESTA DO ESPÍRITO SANTO NA COHAB 03 – SOBRAL, NOS DIAS 02 a 12 DE JUNHO DE 2011

PAROQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO
CAPELA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

DIOCESE DE SOBRAL
PARÓQUIA DE SÃO PAULO APÓSTOLO


TEMA CENTRAL:
O ESPÍRITO DE DEUS NOS IMPULSIONA A PRESERVARMOS A OBRA DA CRIAÇÃO: HUMANA E NATUREZA.

CONVITE
Celebrar a vida é reconhecer sempre a bondade de Deus por cada um de nós. E temos como obrigação especial fazer da vida um exercício de santidade, ou seja, a criatura vivendo a sintonia com o Criador.
Estamos vivendo o Tempo da Graça, a vivência pascal em preparação para a grande celebração de Pentecostes. Temos a alegria de viver essa comunhão com a Igreja no mundo no tempo pascal, celebrando a vida pastoral e espiritual do bairro da COHAB 03, Capela do Divino Espírito Santo.
Participem conosco da festa do Espírito Santo, na COHAB 03 – Sobral, nos dias 02 a 12 de junho próximo e, juntos poderemos viver esse Tempo de Graça. Os atos litúrgicos terão início às 19h10m com a celebração da novena e as 19h30m a celebração da Santa Missa. Como promoção social temos todas as noites barraca, bingo e os leilões da festa nos dias 04 e 11 de junho de 2011.
Unido aos movimentos existentes em nossa capela convido a todos os nossos paroquianos e amigos da cidade de Sobral para juntamente conosco fazerem essa experiência de Deus, através do encontro paroquial, da oração e da Santíssima Eucaristia.
Venham todos participarem deste grande momento de fé e de encontro de nossa comunidade Paroquial com as comunidades circunvizinhas. Tragam suas famílias e amigos para participarem conosco.
            Sua presença é muito importante para nós e para a igreja.
Pe Fábio Mota
Pároco

TEMAS PARA AS CELEBRAÇÕES E PREGADORES


LITURGIA DO DIA
02/06 – ABERTURA DA FESTA DO ESPÍRITO SANTO
                Presidente da Celebração: Pe Frei Paulo
03/06 – ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS TEREMOS UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL COM O SENHOR PARA TRANSFORMAR O DIA-A-DIA.
Presidente da Celebração: Pe Fábio Mota
04/06 – POR JESUS CRISTO VIVEMOS A SINTONIA COM O PAI EEM SEU NOME SEJAMOS ABENÇOADOS: NÓS E NOSSO PLANETA.
Presidente da Celebração: Pe Fábio Mota
05/06 – JESUS NOS DÁ A CERTEZA DE SUA PRESENÇA E NOS ENVIA A FAZERMOS NOVOS DISCÍPULOS.
Presidente da Celebração: Pe Mesquita
06/06 – JESUS NOS CONVIDA A SERMOS CORAJOSOS DIANTE DAS TRIBULAÇÕES CONFIANDO NA PAZ QUE ELE MESMO NOS DÁ.
Presidente da Celebração: Pe Fábio Mota
07/06 – COMO JESUS DEVEMOS REZAR UNS PELOS OUTROS, BEM COMO, PELA OBRA DA CRIAÇÃO.
Presidente da Celebração: Pe Gonçalo
08/06 – O ESPÍRITO SANTO NOS DÁ A PLENITUDE DA ALEGRIA E FORÇA DA CONTINUIDADE DA MISSÃO DE JESUS.
Presidente da Celebração: Pe Ribeiro
09/06 – A ORAÇÃO DE JESUS É PARA QUE SEJAMOS SANTOS E O ESPÍRITO SANTO DE DEUS NOS CONDUZ NESTE PROCESSO HOJE!
Presidente da Celebração: Dom Odelir José Magri, MCCJ
10/06 – A VIVÊNCIA DO AMOR NOS PERMITE ZELAR A OBRA DA CRIAÇÃO: A HUMANIDADE E A NATUREZA.
Presidente da Celebração: Pe Mesquita
11/06 – O ESPÍRITO SANTO NOS REVELA A GRATUIDADE DE DEUS PARA CONOSCO DE TODA A OBRA DA CRIAÇÃO.
Presidente da Celebração: Pe Fábio Mota
12/06 – GRANDE PENTECOSTE O NACIMENTO DA IGREJA E SUA MISSÃO!.
Presidente da Celebração: Pe Fábio Mota

NOITÁRIOS CONVIDADOS PARA A FESTA DO ESPÍRITO SANTO
02/06 – Comunidade da COHAB 03.
03/06 – Equipe da Oração do Rosário, Apostolado da Oração e Equipe da Mãe Rainha.
04/06 – Pedrinhas, Anawim e Filhos de Sião.
05/06 – Cristo Rei e Capela de São Pedro (D Expedito).
06/06 – Legião de Maria, Escolas Renato Parente e Iêda Frota.
07/06 – Missionários, Capela do Bom Pastor e Pastoral da criança.
08/06 – Catequese infantil.
09/06 – Catequese adulta.
10/06 – Terço dos homens, Associação São Paulo e Bombeiro e saúde.
11/06 – Equipes de Nossa Senhora (ENS), Boqueirão, Cachoeiro e Santa Rosa.
12/06 – Toda comunidade paroquial

HORÁRIO DAS ATIVIDADES LITÚRGICAS
Abertura: Repique do sino e café partilhado – 5h30m do dia 02/06.
Novenas e Missas – Todas as noites às 19h.
Confissões – Todas as noites antes da novena.
Crisma – 09/06.
Primeira Comunhão – dia 08/06 dentro da missa.
Leilões – 04 e 11 de junho 2011.

PROMOÇÕES SOCIAIS
Rifas, bingos, barracas, leilão e noites culturais.

APLICAÇÃO DA FESTA
Para a construção do salão da capela.
                                                                                         Pe Fábio Mota