A pedido do Bispo de Sobral, Dom Odelir, a Pastoral Carcerária de Sobral se organizou e neste sábado, dia 2 de julho, levou o Bispo para visitar o sistema penitenciário de Sobral, que fica na estrada Sobral-Groairas, Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS) com mais de 520 internos com apenas 6 agentes penitenciários e a Cadeia Pública de Sobral Moacir Sobreira com mais de 120 internos e 2 agentes. Na comitiva estavam presentes também Pe. Marcos Passerini da Pastoral Carcerária de Fortaleza; Dr. Igor Barreto, defensor público de Sobral e coordenador da Pastoral Carcerária de Fortaleza; Regina Pereira, secretária da Pastoral de Fortaleza; Pe. Ítalo Arcanjo, diretor do Seminário Diocesano de Sobral; Silvana Carneiro, presidenta da Pastoral Carcerária de Sobral; D. Francisquinha Aguiar, vice-presidenta da Pastoral; Emanoel Edilberto, tesoureiro da Pastoral de Sobral; Patrícia Arcanjo, secretária da Pastoral e demais simpatizantes, reunindo um total de 15 pessoas.
Foram visitadas as 10 vivências e a enfermaria, da PIRS, através das grades. O agente penitenciário Lisboa lembrou que na Enfermaria havia presos com tuberculose.
Mesmo assim Dom Odelir visitou-os, e cumprimentou com aperto de mão a cada um dos cinco que lá estavam.
A comitiva foi recebida com alegria por todos os internos da PIRS. Na última vivência estava acontecendo um culto evangélico. O pastor junto com os presidiários permitiram que visitássemos a vivência onde o tocador Pe. Ítalo para ficar em sintonia com eles fez diferente das outras vivências tocando a música evangélica “Entra na minha casa…” e logo após Dom Odelir deu a bêncão como fez em todas as vivências.
O agente mostrou uma quadra coberta no final da PIRS que foi construída há 1 ano por mais de 500 mil reais e está abandonada,  nunca foi utilizada pelos internos.
Encerrada a visita nesta unidade foi oferecido um lanche feito pelos internos da PIRS.
Em seguida, a comitiva seguiu para a Cadeia Pública onde foram visitadas as duas alas masculinas e a feminina, corpo a corpo. Dom Odelir entrou em cada cela cumprimentou a todos sem distinção. Em uma das alas o interno Sr. Francisco deu seu testemunho de que nunca queria participar dos grupos de oração do Projeto São Dimas da Com. Rainha da Paz que vai todos os sábados ministrar louvor, oração, pregação e partilha de grupo; sempre Sr. Francisco tinha uma desculpa para negar o convite feito antes de iniciar o grupo, mas um dia ele sentiu uma força muito grande arrastando-o para o grupo e se emocionou chorando, segundo ele nunca se emocionara tanto, nem mesmo no nascimento de sua filha; passando a ser fiel e cuida da limpeza do local onde acontece o grupo de oração aos sábados; e quando por imprevisto os coordenadores do grupo não vão à cadeia, o Sr. Francisco é motivo de chacota dos outros internos. Hoje, ele disse se sentir livre mesmo estando atrás das grades.
Em outra ala um interno pediu ao Dom Odelir para se livrar das drogas, não aguentava mais, queria se libertar das drogas, queria uma casa de recuperação de drogados. Dom Odelir se comprometeu a buscar uma vaga na Fazenda da Esperança mesmo não sabendo quando o interno iria sair dali.
Na conversa com os internos o bispo ouviu as angústias dos internos, da rotina ociosa, não estudam e não trabalham e quando saem da prisão não sabem que rumo tomar, não tem oportunidade no mercado de trabalho por discriminação. Falta a esperança de que algo vai ser diferente quando voltarem a ser livres.
O bispo presenciou o talento artístico manual e musical dos internos onde o fez refletir de ter uma feira pra expor os trabalhos deles.
Dom Odelir vai a Roma em setembro e pediu pra levar o projeto de ressocialização dos presidiários elaborado pela Pastoral Carcerária para ser entregue ao Papa.
Silvana Carneiro – Presidente da Pastoral Carcerária de Sobral