quarta-feira, 28 de março de 2012

Paróquia da Sé na Semana Santa



 
A Catedral da Sé estará realizando os atos litúrgicos da Semana Santa, no período de 23 de março a 08 de abril, com a seguinte programação:

Setenário das Dores - De 23 a 29 de março às 17h30min - - Igreja das Dores.

Procissão de Trasladação - Dia 29 - Quinta-Feira às 18h30min - Trata-se da condução da imagem do Bom Jesus da Catedral para a Igreja do Rosário.

Procissão de Passos - Dia 30- Sexta-Feira às 17 horas - Saindo da Igreja do Rosário rumo à Praça do Teatro São João, onde se dá o ''Sermão do Encontro de Jesus com sua mãe, Maria Santíssima''.

Domingo de Ramos - Dia 01 de abril às 8h30min - No Santuário São Francisco acontecerá a bênção e distribuição de ramos. Em seguida começará a procissão em direção à Catedral às 9 horas - Missa na Catedral.

Via-Sacra - Dia 03 - Terça-Feira Santa às 19 horas - Via-Sacra na Praça da Catedral, Praça da Várzea e Largo das Dores.

Ofício das Trevas - Dia 04- Quarta-Feira às 19 horas. O Ofício das Trevas é uma parte do Ofício Divino cantado na noite de Quarta feira Santa.

Missa do Crisma - Dia 05 - Quinta-Feira Santa às 8 horas - Missa do Crisma - Catedral.

Celebração da Ceia do Senhor com o Rito do Lava-Pés - Dia 05 – Quinta-feira às 18 horas - Catedral. Trata-se da memória da Celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio Ministerial.

Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor- Dia 06 - Sexta-Feira Santa às 15 horas. Trata-se da Proclamação da Paixão e Morte de Jesus Cristo. É uma solene Ação Litúrgica, porquanto não há celebração de missa na Sexta-feira Santa.

Procissão do Senhor Morto - Dia 06 - Sexta-Feira Santa às 17 horas .

Solene Vigília Pascal- Dia 07- Sábado às 21h - Trata-se da Vigília mais antiga da Igreja já praticada pelos primeiros cristãos.

Procissão do Senhor Ressuscitado - Dia 08 - Domingo Ressurreição do Senhor às 5 horas - Após a Procissão, é celebrada a Eucaristia.

sábado, 24 de março de 2012

O coordenador do Ronda em Sobral, Major Valberto Melo faz visita a Dom Odelir


Nesta sexta-feira, 23, as 11horas, o coordenador do Ronda em Sobral, Major Valberto Melo, juntamente com o fiscal do RondaSgt Vaumirtes Freire e Sd Oliveira, visitou o Bispo de Sobral na Cúria Diocesana. Dom Odelir Magri recebeu várias informações do major sobre o projeto Ronda e ele disse que conhecia a importância deste programa dentro das comunidades, onde o Crack, a prostituição e a violência doméstica esta destruindo as famílias e por conseguinte respingando em toda a sociedade que precisa dar as mãos numa parceria cada vez mais forte em prol de resgatarmos o valor da família. 

Papa Bento XVI nomeia novo bispo auxiliar para Fortaleza


O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira (21) o padre José Luiz Gomes de Vasconcelos como novo bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza (CE). A nomeação atendeu a solicitação do arcebispo da capital cearense, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, de ter mais um bispo auxiliar.
O último bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza, José Luiz Ferreira Salles, foi nomeado bispo de Pesqueira, em Pernambuco, no dia 15 de fevereiro. Dom José Luiz Ferreira Salles, em Fortaleza, atuava também como professor de teologia da Vice-província Redentorista da cidade.
Novo bispo auxiliar
O novo bispo auxiliar de Fortaleza, monsenhor José Luiz Gomes de Vasconcelos, atualmente, é reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco, de acordo com o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nasceu em Garanhuns (PE), em maio de 1963. Estudou Filosofia e Teologia em São Paulo (SP).
Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Desde o ano passado, monsenhor José Luiz é presidente do Regional Nordeste 2 da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).

Lançado filme em 3D sobre João Paulo II



No último dia 14 de março, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, apresentou o primeiro filme 3D sobre o Beato Papa João Paulo II, baseada na cerimônia de beatificação celebrada no dia 1 de maio de 2011.

O filme foi dirigido por Italo Moscati, tem uma duração de 22 minutos e foi desenvolvido pela RAI em colaboração com o Centro Televisivo do Vaticano (CTV).

A apresentação teve lugar na sede de Rádio Televisão Italiana (RAI). Durante o evento, conforme informou a Rádio Vaticano, o Padre Lombardi assinalou que o objetivo do CTV "não é apenas o de estar presentes para a comunicação religiosa e vaticana na fronteira das tecnologias mais avançadas, mas também o de refletir e experimentar que estas tecnologias –como o 3D-, permitem expressar-se, comunicar-se e combinar-se com a mensagem que queremos dar".

Por sua parte, o diretor Moscati, explicou que precisou inovar de maneira especial para o filme uma nova forma de fazer 3D, "tive que procurar a dimensão espiritual e religiosa do Papa através da evocação de sua vida".

"Gigante" irá ao ar na televisão italiana na noite do 1 de abril, com o objetivo de coincidir com o sétimo aniversário da morte do Beato João Paulo, no dia 2 de abril. 

Paróquias da Diocese de Sobral serão integradas em sistema de registros on-line


Segunda-feira, dia 12, foi realizado no auditório Dom Walfrido Teixeira Vieira, o primeiro treinamento presencial de uso e aplicação do SGCP-Paróquia 6.0 na Diocese de Sobral, que contaram com as presenças dos administradores da Cúria, o departamento contábil da Diocese e mais de 110 representantes entre padres e secretários das 38 paróquias e 2 áreas pastorais que passarão a utilizar a última versão do sistema, SGCP Paróquia e Cúria 6.0, no qual farão a integração dos dados, on-line, ao servidor da Cúria Diocesana. Os treinamentos foram oficializados pelos técnicos Klayton Dias e Maykon, ambos da empresa Theòs Informática com o Sistema SGCP-Paróquia e Cúria.
Segundo Klayton Dias, o treinamento permitirá que a Diocese tenha uma melhor comunicação, via chat, com as paróquias. “O Sistema de Gerenciamento Paroquial tem mais recursos e é muito fácil de usar: o programa digitaliza livros de Batismos, Crismas, Matrimônios e Eucaristia; Habilitação Matrimonial completa, de acordo com o Código Canônico; Controle de Dízimo eficiente, com várias opções de relatórios; Controle contábil de receitas e despesas, criar novos relatórios personalizados e utilizar em rede, com vários computadores”.
O bispo Dom Odelir José Magri, também estava presente e disse que este primeiro momento é de formação geral. “A primeira noção e capacitação seja para os secretários de paróquias, mas também com as presenças de todos os padres. Nós estamos providenciando a instalação em toda diocese que compreende todo o sistema gestão paroquial que tem um aspecto de contabilidade. Isso vai proporcionar de imediatos registros de casamentos, batismo, crisma e outros serviços.
Dom Odelir salientou que todas as dimensões da vida em funcionamento das paróquias vão ajudar e a modernizar com a implantação desse sistema.
O Ecônomo da Diocese, Valmir Andrade participou do treinamento. “Atualmente a diocese de Sobral está fazendo a implantação do sistema em todas as paróquias para que nós possamos importar todos os dados das paróquias para a Cúria Diocesana. Todas as paróquias estão recebendo a visita dos técnicos para montar todo o sistema e depois será a vez das paróquias de Sobral. Isto é muito importante porque teremos uma noção total de todo movimento paroquial”.
Padre Assis Rocha, Assessor de Comunicação da Diocese nos adiantou que esse é um tema da maior atualidade. Porque tudo no mundo, hoje está informatizado. A Diocese de Sobral, ainda não tinha esse tipo de serviço.  “Há 10 anos, na minha diocese no interior de Pernambuco já era informatizado. Dom Odelir está certo. Porque tudo vai ficar mais fácil de resolver até mesmo para tirar um documento de Crisma, Batizado ou Casamento. A resposta você recebe de imediato em tempo real”.

domingo, 18 de março de 2012


MULTIRÃO DAS CONFISSÕES

A paróquia de São Paulo realizou o Mutirão das confissões aconteceu dia 15 de março, quinta-feira. Pela manhã, a partir das 8h na Igreja matriz de São Paulo e às 14hs na Capela do Divino Espírito Santo na COHAB III.

segunda-feira, 12 de março de 2012

PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO REALIZA SUA ASSEMBLÉIA PAROQUIAL


No ultimo dia 03 de março os paroquianos da Paróquia São Paulo Apóstolo se uniram ao convite de seu Pároco e  Administrador, Padre Zenóbio para juntos fortalecerem as ações da Paróquia.  Um dia extensivo, mas contornado por informações, louvores e orações, iniciando as 7:30hs da manhã e encerrando somente às 20:30 da noite com a celebração da Santa Missa. O referido encontro contou a presença significante dos paroquianos, no entorno de 90 pessoas, no espaço cedido pela Escola Yeda Frota.  A programação foi cumprida plenamente conforme planejado, sendo percebido entre os presentes o entendimento e a compreensão do conteúdo. Além do repasse ocorrido na XXX Assembléia  de Pastoral da Diocese de Sobral realizada no período de 26 a 29 de janeiro, pela paroquiana Edilene, foi apresentada a realidade local em especial do Bairro Terrenos Novos na dimensão da saúde e do serviço social, com exceção da segurança em virtude da impossibilidade da líder comunitária no horário proposto.  As palestras foram apresentadas por pessoas moradores do presente bairro e que atuam nas áreas específicas, Iranir como agente de saúde e Paulo Guimarães como agente social. Padre Zenóbio, utilizando linguajar de fácil compreensão, norteado com o auxilio do vídeo sobre a Campanha da Fraternidade de 2012, ponderou sobre o tema que clama por uma saúde saudável para todos. Contudo, ainda houve tempo para juntos programarem a calendarização paroquial para o ano em que se vivencia.

sábado, 10 de março de 2012

Catedral de Sobral será restaurada



A Catedral de Sobral será fechada logo depois da Semana Santa. A Igreja da Sé, criada em 30 de agosto de 1757, passará por ampla restauração. Batizada de Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Catedral preservará seu aspecto arquitetônico secular. O prazo para entrega da obra é em setembro deste ano. As intervenções no entorno do templo já começaram a ser feitas.

A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Sobral e o Ministério das Cidades. Trata-se de uma reforma paisagística da Praça da Sé, que conta com a execução de projetos da mesma empresa que reformou a Praça São João, a L. A. Empreendimentos e Serviço de Engenharia Ltda.

O entorno terá removida a camada superficial de solo, colocação de terra nova, adubação e calagem, além do plantio de grama e espécies ornamentais. O custo da reforma do entorno é de R$ 1,14 milhão, onde será construída uma nova praça, numa área de mais de 3 mil metros quadrados, com piso em granito, 58 bancos de concreto com assentos também em granito, 24 postes de iluminação em aço carbono, 15 projetores de luz, além de novos jardins e gramados.

No interior da Sé, o investimento é de R$ 700 mil. Serão restaurados os destaques arquitetônicos, que datam ainda do século XVIII. A primeira capela para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída em 1746, tendo por responsável padre Antônio de Carvalho e Albuquerque, por provisão de dom Frei Luis de Santa Teresa, bispo da cidade de Olinda (PE).

Pelos levantamentos da Diocese de Sobral, não consta quando foram concluídos os serviços de construção, nem quando a igreja foi benta, que segundo o costume do tempo, tinha uma única porta na frente com duas pequenas janelas em cima, correspondentes ao coro, sem torres com o pavimento de barro batido e com única sacristia do lado do nascente.

Conta a história que a Matriz em 1760 já ameaçava ruir. O visitador Veríssimo Rodrigues Rangel chamava a atenção dos fiéis para a iminente ruína do templo católico através de uma carta no dia 20 de agosto de 1760, na qual determinava que a igreja fosse rebocada por cal e areia por dentro e por fora, e do mesmo modo se pavimentasse toda com tijolo.

Apesar de todas estas advertências e medidas tomadas para manter a segurança da obra, não se pode evitar a ruína prevista. Tanto que o padre João Ribeiro Pessoa, sucessor do padre Albuquerque, ao tomar posse em 1762, resolveu demolir a capela-mor para reconstruí-la com maior solidez, o que realizou pouco tempo depois, mas não no mesmo local.

No dia 5 de novembro de 1778 foi benta e lançada a primeira pedra da nova Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, da Vila de Sobral, pelo padre João Ribeiro Pessoa. A igreja devia ser edificada em forma de cruz latina. Confirma essa afirmação o fato de ser o teto da igreja, antes da reforma de 1876, dividido em quatro partes, como se realmente fosse destinado a cobrir uma área em forma de cruz.
Somente no dia 1º de fevereiro de 1781 pôde ser benta a capela-mor da nova Matriz de Nossa Senhora da Conceição. As torres começaram a ser levantadas em 1836 e só ficaram terminadas em 1849 a do nascente, e em 1851, a do poente. O patamar foi feito em 1838. O relógio foi comprado em Paris em 1870 e colocado na torre do poente no ano seguinte. O sino grande foi refundido em Pernambuco em 1853. A Igreja da Sé possui um presépio ao lado do altar principal, com dimensões naturais, que foi encomendado de Paris no ano de 1912.

Primeiro centenário

Aproveitando o ensejo das comemorações do primeiro centenário da elevação da Vila de Sobral à categoria de cidade (12 de janeiro de 1842), no dia 17 de maio de 1938, começaram os trabalhos de reforma da igreja, os quais só foram ser encerrados no dia 22 de maio de 1941.

E é a restauração do que ficou em 1941 que começa agora a acontecer. A secular igreja está sendo contemplada pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), com serviços que definem seus traços originais e a recuperação de todo acervo de suas naves e obras sacras. 
Fonte: Dn

TUDO PRONTO PARA A 9ª CAVALGADA DE SÃO JOSÉ DO TORTO EM SOBRAL


A comunidade de São José do Torto, distrito de Sobral, está eufórica com a chegada dos festejos de seu santo padroeiro, santo que leva o nome do lugar. Um dos motivos de tanta animação é a alegria em participar da maior cavalgada do nordestea Cavalgada de São José do Torto que chega à sua 9ª edição, e que acontece neste final de semana.
Neste ano, o passeio montado mais famoso do Ceará ganhou o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Sobral. Segundo os organizadores, a festa será de uma proporção muito maior e possivelmente reunirá mais de 1.200 cavaleiros fardados.
Informações colhidas pelo BLOG, dão conta de que a 9ª Cavalgada promote ser um grande palanque eleitoral, pelo menos é isso que pensa alguns pré-candidatos a prefeitos de Sobral, que já montaram o seu QG e devem marcarem presença na Cavalgada.  Vários prefeitos da região norte devem comparecer, além de outros parlamentares.

quarta-feira, 7 de março de 2012

FESTEJOS DE SÃO JOSÉ - 2012, NA COHAB II, COMEÇAM NESTE SÁBADO.

Festejos de São José de 2012, no bairro Cohab II, em Sobral, começam no dia 10 de março(sábado) e terminará no dia 19, dia de São José, padroeiro do Ceará. O tema deste ano: JOSÉ HOMEM JUSTO E FIEL.
No dia 10, abertura da festa ás 18h30. Haverá caminhada saindo da quadra de Esporte da Cohab II passando pelas ruas do bairro, haverá hasteamento da bandeira da festa e logo depois a 1ª novena e Missa e depois a benção do hasteamento.
O vigário da Capela de São José, Padre Antonio José, convida todos os fiéis para este momento de fé e confraternização religiosa, onde todos os moradores terão oportunidade de compartilhar a palavra e os ensinamentos de Deus, através dos exemplos de São José.
No decorrer da festa haverá: Novenas ás 18hs30 e Missa ás 19 horas. Haverá festividades após as celebrações no pátio aberto ao lado da Igreja. Sintam-se convidados.

terça-feira, 6 de março de 2012


PREPARANDO A SEMANA SANTA...

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Sobral já se prepara para as festividades culturais e religiosas da Semana Santa.
O Secretário Campelo Costa e o sub Raimundo Aragão deve se reunir nesta terça feira(6) com representantes dos grupos teatrais que encenam Paixão de Cristo nos bairros e distritos, numa reunião de planejamento da SEMANA SANTA 2012. A reunião acontecerá ás 17 horas, na Casa da Cultura de Sobral.
No ano de 2011 foram mais de 30 grupos que encenaram a vida de Jesus Cristo, todos com recursos municipais.

quinta-feira, 1 de março de 2012

RAINHA DA PAZ 23 ANOS





Os 23 anos de fundação da Comunidade Católica Rainha da Paz, vem mostrar este tempo que significa o testemunho da misericórdia de Deus que nos descobriu há alguns anos. Para nós, fica o compromisso de testemunhar esse amor amadurecido, o qual Deus nos chama a comunicá-lo às pessoas as quais Ele nos envia. O fato de a Comunidade estar hoje aqui é uma bênção de Deus, e celebrar esses 23 anos é uma graça para a Igreja de Sobral, pois através de seus projetos e ações sociais, a Comunidade anuncia o querigma e primeiro amor a todo o cristão acompanhado da benção materna de Maria Rainha da Paz, Parabéns Sobral, Parabéns a todo irmão membro da Comunidade Rainha da Paz, MIR... (Blog do Paulo Vasconcelos)