sexta-feira, 29 de junho de 2012

PARÓQUIA DE SÃO PAULO INICIARÁ NOVAS TURMAS DE CRISMA

Está iniciando o segundo ciclo de formações 2012 para jovens paroquianos que desejam receber o sacramento da Crisma. Nesse    . segundo semestre teremos duas turmas, uma de 14 às 16h nos sábados com a Comunidade Kairós (Hermenegildo e Mauricélio) e a segunda de 17 às 18h com o Jander, sacristão da paróquia; e Fátima Camilo, ministra extraordinária da Sagrada Comunhão que também se reunirão aos sábados.

PARÓQUIA REALIZA FORMAÇÃO PARA EQUIPES DE MÚSICA E LITURGIA


   Neste segundo domingo do mês, dia 10 de junho, aconteceu um retiro para a equipe de liturgia da paróquia. Na ocasião tivemos uma formação de liturgia ministrada por Jardele, da Paróquia do Cristo Ressuscitado, direcionada para os leitores e comentaristas que servem em nossa Igreja Particular. Em outra equipe, tivemos a formação específica sobre música, feita por Ana da Com.Católica Coração de Maria. O retiro começou às 9 horas da manha e estendeu-se até às 15 horas e foi realizado na Escola Yedda Frota. Esse encontro foi muito produtivo, e os que participaram saíram dele mais fortalecidos na fé e mais instruídos no serviço litúrgico da Seara do Senhor. GRAÇA E PAZ! (Lucikleber – Músico da paróquia e PASCOM)   Neste segundo domingo do mês, dia 10 de junho, aconteceu um retiro para a equipe de liturgia da paróquia. Na ocasião tivemos uma formação de liturgia ministrada por Jardele, da Paróquia do Cristo Ressuscitado, direcionada para os leitores e comentaristas que servem em nossa Igreja Particular. Em outra equipe, tivemos a formação específica sobre música, feita por Ana da Com.Católica Coração de Maria. O retiro começou às 9 horas da manha e estendeu-se até às 15 horas e foi realizado na Escola Yedda Frota. Esse encontro foi muito produtivo, e os que participaram saíram dele mais fortalecidos na fé e mais instruídos no serviço litúrgico da Seara do Senhor. GRAÇA E PAZ! 

Fonte: (Lucikleber – Músico da paróquia e PASCOM)

Papa faz imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos



Nesta sexta-feira, 29, o Papa Bento XVI fez a imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos nomeados neste último ano. A imposição foi feita durante a Santa Missa na Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada na Basílica Vaticana e transmitida ao vivo pela TV Canção Nova às 4h (horário de Brasília).

Dentre os 43 novos arcebispos que receberam o Pálio, sete são brasileiros: Dom Wilson Tadeu Jonck, de Florianópolis (SC); Dom Jose Francisco Rezende Dias, de Niterói (RJ); Dom Esmeraldo Barreto de Farias, de Porto Velho (RO);  Dom Airton Jose dos Santos, de Campinas (SP); Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, de Teresina (PI); Dom Paulo Mendes Peixoto, de Uberaba (MG); Dom Jaime Vieira Rocha, de Natal (RN).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Monsenhor João Batista Frota recebeu título de Sócio-Honorário da Academia Sobralense de Estudos e Letras



Monsenhor João Batista Frota foi homenageado na terça-feira, 12 de junho, em sessão especial no Teatro São João, com o título de Sócio-Honorário da Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL). Também receberam o Título de Sócios-Honorários, o Prefeito Veveu e a professora Jacyra Pimentel.
A Academia também homenageou com o Diploma de Mérito Cultural a professora Iracema Ponte Bento. O reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Antonio Colaço Martins, recebeu pela Instituição, o Diploma de Reconhecimento da ASEL.

domingo, 10 de junho de 2012

Homenagem ao Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo



HOMENAGEM AO MONSENHOR SADOC
Será inaugurado na segunda-feira, dia 11 de junho, às 10h, o Espaço UVA, homenagem ao Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo, fundador e primeiro reitor da Universidade. Solenidade na Biblioteca Central, campus Betânia, em Sobral.
Fonte: Edilson Silva

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corpus Christi



Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1264.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho.

Papa propõe que famílias ricas apadrinhem as pobres

Famílias de países ricos devem apadrinhar as de países pobres, diz.
Papa Bento XVI também falou sobre divorciados, que não podem comungar.

Do G1, com 
agências internacionais

Papa Bento XVI propôs neste sábado (2), diante de 350 mil pessoas reunidas em um parque de Milão, que famílias de países ricos apadrinhem famílias de países pobres.
Lembrando que já existem apadrinhamentos em nível cultural entre cidades, Bento XVI propôs, sob aplausos, a ampliação desse sistema, para ajudar famílias em dificuldades nos países pobres.
Durante o encontro mundial das famílias, o Papa sugeriu que "uma família da França, Alemanha ou Itália assuma a responsabilidade de ajudar" uma família necessitada.
Em meio ao ambiente festivo, regado a músicas populares, o pontífice respondeu a perguntas dos fiéis sobre a sociedade e família, como a da psicoterapeuta brasileira Maria Marta Araújo, que citou o caso dos divorciados que voltam a se casar e não têm o direito de comungar.
O Papa Bento XVI durante evento em Milão neste sábado (2) em que defendeu que famílias de países ricos apadrinhem famílias de países pobres (Foto: AP)
O Papa Bento XVI durante evento em Milão neste sábado (2) em que defendeu que famílias de países ricos apadrinhem famílias de países pobres (Foto: Reuters)
"Muitas dessas pessoas que se casam novamente gostariam de se aproximar da Igreja, mas os sacramentos lhes são negados. Elas se sentem excluídas, afetadas por um julgamento irrevogável. Que palavras e sinais de esperança lhes podem ser dados?", perguntou a brasileira.
O Papa respondeu que as paróquias devem ajudar esses casais, e que eles "são amados, não estão de fora, são aceitos e vivem plenamente na Igreja. Eles podem se alimentar espiritualmente da eucaristia, estando presentes à comunhão."
"Os divorciados que voltam a se casar podem oferecer seu sofrimento a modo de dom à Igreja", acrescentou o pontífice.
Bento XVI defendeu ainda o descanso dominical, cada vez menos respeitado nos países ocidentais: "Defendamos a liberdade do homem defendendo o dia do Senhor."

sábado, 2 de junho de 2012

ECC promove mais uma edição do seu já tradicional chitão neste sábado (2)


O ECC – Encontro de Casais com Cristo da Paróquia da Sé promove neste sábado (2), a partir das 21h, no Clube do SINDESP, no bairro Dom Expedito, o já tradicional Chitão do ECC. A animação ficará por conta do sanfoneiro Simões Carolina, e o ingresso custa apenas R$ 20 (casal) e R$ 10 (individual).
Lá, o pessoal do ECC disponibilizará a venda bebidas e comidas típicas.

FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA - PE. PALHANO 2012


FESTEJOS_DE_SO_JOO_BATISTA
INFORMES
             Teremos diariamente novenas e celebrações.
             As novenas terão inicio às 18h30min.
             Todas as noites haverá apresentações culturais.
             Dia 23/06 – Leilão
             Dia 24/06 – Procissão de Encerramento às 18h30.
APOIO
Ismerino Mendes e Martonio Evangelista.
RENDA DA FESTA
A renda da festa será destinada a aquisição de um serviço de som para capela.
TEMA CENTRAL:
“O sangue dos mártires, vida para a Igreja”.
DE 14 A 24 DE JUNHO DE 2012
BAIRRO PADRE PALHANO SOBRAL – CEARÁ
CONVITE
Caríssimos irmãos e irmãs, querido povo de Deus!
A festa que celebramos é acima de tudo uma manifestação de fé, onde homenageando nosso padroeiro nos voltamos para Deus. Somos então, chamados a seguir o exemplo de São João Batista, sendo fiéis ao Projeto de Deus e de sua Igreja.
O tema da nossa festa faz-nos lembrar de tantas e tantas pessoas que a exemplo de São João Batista, doou sua vida, derramaram seu sangue em favor dos menos favorecidos, dos sem voz, dos sem vez da nossa Sociedade.
Todos nós somos convidados a participar dos festejos de São João Batista, nosso padroeiro. O sucesso da festa depende do envolvimento e da participação de cada um de nós.
Pe. João Batista de Sousa Mesquita, Pe. João Batista Frota, Pe. Diniz e Conselho Paroquial da Capela de São João Batista.
TEMAS, CELEBRANTES E NOITÁRIOS
PARA CADA DIA
DIA 14/06 – Quinta-feira: Abertura
05h – Fogos e repicar dos sinos. Em seguida, caminhada penitencial, terminando com o café comunitário partilhado.
18h30 – Hasteamento da bandeira e Missa.
Celebrante: Pe. João Batista de Sousa Mesquita

DIA 15/06 – Sexta-feira: 1º Novena
Tema: Catequese, educação eficaz para uma vida cristã.
Noitários: Ministros da Eucaristia, Catequese, Missão Senhora do Rosário e Rua: Paulo Alcântara.
Celebrante: Seminarista Pedro Orlanda

LIBERADA PARCELA DE RECURSOS PARA REFORMA DE PRAÇAS EM SOBRAL


Após intenso trabalho, acaba de ser liberada a ordem bancária no valor de R$ 353.457,00, referente a Construção de Praça no Entorno da Quadra Poliesportiva no bairro COHAB III, Reforma da Praça da Igreja Coração de Jesus e Revitalização da Praça da Igreja da Se - Igreja Matriz, no Município de Sobral/CE.O recurso é oriundo de emenda individual do Deputado Pe. José Linhares e garantirá a tão esperada restauração e construção destas importantes centros de convivência.

(BLOG DO MACARIO)