terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Paróquia de São Paulo Apóstolo da Cidade Sobral investiu Vinte novos Ministros


No dia 02 de fevereiro, a Paróquia de São Paulo Apóstolo da Cidade Sobral investiu Vinte novos Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística (MESC) 08 ministros da ativa, que esse ano renovarão seus mandatos.
 A celebração dominical das 19h00, contou com uma grande participação dos fiéis, a Igreja estava verdadeiramente lotada, não tinha lugar para mais ninguém.
Os novos ministros, que pertencem às várias comunidades paroquiais, participaram da preparação na Igreja Matriz com o padre Aírton Liberato.


 Durante as formações os neófitos receberam ensinamentos sobre a Santa Eucaristia, e as peculiaridades dos novos serviços ministeriais extraordinários dos leigos na Igreja de hoje, instituídos pelo Concílio Vaticano II. Os formadores do curso foram: Pe. Aírton Liberato, Carlinhos e o Seminarista Fábio que atualmente serve na Igreja do Cristo Rei, em Sobral.

Após a homilia de Padre Airton, O ministro recém-empossado na capela do Sagrado Coração de Jesus do distrito do Boqueirão José Jonas, convidou os novos ministros para ficarem de pé, e os apresentou padre.
Após a bênção dos jalecos (veste que eles usam para a distribuição da Eucaristia tanto na Igreja como para os doentes), os padrinhos vestiram os ministros.
Depois o padre entregou a chave do sacrário, símbolo do seu ministério, em seguida cada um deles assinou seu compromisso e receberam a bênção e a declaração do padre de que eles foram aceitos como ministros da paróquia.

FESTA DA PAROQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO


Após a acolhida de todos, a Festa teve seu primeiro dia de celebração. Pe. Airton Celebrou a Missa de Abertura com toda a Comunidade Eclesial que com muita alegria lotou a Igreja Matriz. Após a Celebração Eucarística foi feito o Hasteamento da Bandeira do Padroeiro S. Paulo.

INVESTIDURA DE NOVOS COROINHAS PARA O SERVIÇO DO ALTAR


A Paróquia São Paulo Apóstolo preparou dezenas de crianças para servirem a Jesus Cristo Eucarístico como acólitos no serviço do Altar.


Durante a Festa de São Paulo Apóstolo 2014 aconteceram duas investiduras para coroinhas, uma realizada no dia 19 e a outra no dia 26 de janeiro, ambas nas Missas dominicais das 8h da manhã.

CURSO PARA MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA SAGRADA COMUNHÃO (MESC)

De 06 a 10 de janeiro de 2014, no horário de 19h às 21h, na Igreja Matriz, nossa (Paróquia) realizou um curso de formação para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESC). Participaram do curso 20 candidatos e os 08 ministros da ativa, que esse ano renovarão seus mandatos.

 Durante as formações os neófitos receberam ensinamentos sobre a Santa Eucaristia, e as peculiaridades dos novos serviços ministeriais extraordinários dos leigos na Igreja de hoje, instituídos pelo Concílio Vaticano II. Os formadores do curso foram: Pe. Airton Liberato, Carlinhos e o Seminarista Fábio que atualmente serve na Igreja do Cristo Rei, em Sobral.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Devolver o Dízimo Para Que e Por Quê?


Devolver o Dízimo na Igreja é uma ação que leva cada católico ao reconhecimento da infinita bondade de Deus em sua vida. Este gesto demonstra desapego do cristão para com as coisas materiais que possui. É a consciência real de que ele deve compartilhar um punhado de tudo aquilo que Deus lhe deu com os seus irmãos, com sua Família Espiritual que é a Assembleia de Cristo, a Santa Igreja.
O Dízimo quando dado de coração, de livre e espontânea vontade, gera os seus bons frutos, quer material ou espiritual, tanto na Comunidade como na vida de cada indivíduo que é fiel.
O fruto material acontece quando passa a existir abundância na Casa de Deus, totalizando o pouco que cada um dar de coração para a manutenção da Igreja, gerando assim, a grande contribuição que sana as suas necessidades. Ou seja, eu sou responsável por manter a minha Comunidade Eclesial (minha Paróquia). A contribuição que dou transforma a realidade da Igreja, uma vez que a estrutura física desta é melhorada por intermédio da minha doação. Pois eu sou Igreja, você é Igreja e todos nós a frequentamos e dela usufruímos.
Já o fruto espiritual, é a verdadeira conversão de quem participa, pois quando se compartilha se faz aquilo que Jesus ensinou quando disse: “É maior felicidade dar que receber”! (Atos dos Apóstolos 20, 35).
Essa verdade de fé é ainda complementada por São Francisco de Assis quando nos ensina com maior profundidade o sentido de se fazer doação; logo ele o pobrezinho de Assis que viveu a pobreza evangélica na mais extrema radicalidade. O Santo dos pobres rezava assim: “É dando que se recebe”. Com isso compreendemos pelo exemplo de São Francisco, que para sermos mais felizes, e recebermos de Deus a plenitude de suas graças em nossa vida cotidiana, é preciso que compartilhemos com a Igreja e o próximo às coisas boas que O Senhor nos dá. Parte daquilo que ganhamos através de trabalho honesto, deve ser devolvido para Deus como prova sincera de gratidão e reconhecimento de sua bondade para conosco.
Dízimo é comunhão, é gratidão, é partilha, é compreensão verdadeira de que eu faço parte da Comunidade e sou também responsável por ela em todos os sentidos. Se eu faço parte, vivo as alegrias e as tristezas, a abundância e a escassez, os bônus e também as despesas de minha Igreja. Em suma, se eu frequento a Casa de Deus, é meu dever como frequentador, mantê-la da melhor forma possível.
Experimente a graça de ser dizimista, pois o Reino de Deus se constrói com participação e ninguém é tão pobre que não possa ofertar e que não possa participar.
As bênçãos do Senhor são derramadas mais abundantemente sobre aqueles (as) que são fiéis na devolução do Dízimo. Pois só se colhe aquilo que se planta. Graça e paz!

PASTORAL DO DÍZIMO INICIA NOVA METODOLOGIA DE EVANGELIZAÇÃO


A Paróquia S. Paulo Apóstolo iniciou desde o dia 03/11/2013, uma nova etapa de evangelização com a Comunidade, no sentido de melhor trabalhar a consciência do compromisso de todos os paroquianos em devolver o Dízimo na Casa de Deus, uma verdadeira pastoral que evangeliza e chama os fiéis católicos da Paróquia a se engajarem mais na missão. Pe. Airton, pároco desta Igreja, e também o responsável pela Pastoral do Dízimo a nível diocesano, juntamente com todos os movimentos, grupos e pastorais, vem trabalhando para que Nossa Igreja Particular caminhe melhor, com mais estrutura física (reformas e construções nas igrejas e lugares de reuniões), e muita evangelização, com visitas missionárias e assistência eclesial nas famílias dentro e fora dos templos. Nossa Igreja Particular está começando a entender o sentido de se devolver o Dízimo e a importância disto para o desenvolvimento espiritual e material de uma Comunidade Eclesial.