domingo, 29 de março de 2015

Procissão de Ramos da Paróquia de São Paulo Apóstolo

A Procissão de Ramos realizada na manhã deste domingo pela Paróquia de São Paulo Apóstolo marcou o início da Semana Santa, data em que a Igreja Católica lembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, antes de sua morte e ressurreição. O Hospital Regional foi o ponto de encontro dos fiéis, onde tiveram os ramos abençoados pelo nosso pároco Padre José Airton Liberato Silva. A partir daí, a multidão seguiu a pé rumo à Paróquia de São Paulo Apóstolo, onde ocorreu a celebração da missa. 
O Padre Airton explica que a Semana Santa é a comemoração da passagem de Jesus, ou seja, sua morte, sepultura e ressurreição. Durante o período, a Igreja Católica revive os últimos dias da missa de Jesus na Terra. "Hoje revivemos a acolhida de Jesus em Jerusalém, que foi vivida com muita alegria pelas pessoas na época. E na última semana, ele vai viver a contradição de ser acolhido e, depois, rejeitado, ao ser preso pelos políticos e religiosos da época e, posteriormente, levado à morte. Mas Jesus propõe algo muito mais profundo e universal. A grande novidade que brota de tudo isso é a ressurreição. E relembramos esses fatos, que são o fundamento da nossa própria fé".



Com cânticos animados e agitando os ramos durante o trajeto, os fieis comprovavam a importância da data na afirmação da própria fé, como afirma a coordenadora do setor sete Dona Cilene, que diz acompanhar a todos os momentos da Semana Santa. "É uma data muito importante para nós todos. É um dia sagrado, respeitado e que transmite muito amor para quem tem Deus no coração. É muito importante para mim".

domingo, 22 de março de 2015

DÍZIMO é compromisso

DÍZIMO é compromisso - experiência de fé que fazemos com DEUS e a COMUNIDADE PAROQUIAL.  Você caro paroquiano-missionário já começou a fazer? O que está faltando? Os que devolvem fielmente mensalmente estão satisfeitos. Estão assumindo seu compromisso como cristãos responsáveis. Desde já, agradecemos e parabenizamos a todos pelo zelo para com a Igreja Paroquial. Sua perseverança é fundamental para o êxito do nosso trabalho de evangelização. 
      “Tragam o dízimo para o cofre do Templo,... Façam essa experiência comigo - diz o Deus dos exércitos. Vocês hão de ver, então, se não abro as comportas do céu, se não derramo sobre vocês as minhas bênçãos de fartura" (Ml 3,10). Sugiro
que peguem a Bíblia e leiam todo texto para entenderem melhor (Ml 3,6-12). Se acharem por bem, poderão se aprofundar mais. Eis alguns textos: Dt 4,22-26; Dt 26,12-13; Gn 14,18-20; Êx 25,1-2; Tb 1,6-7; Mt 6,3; Mt 22, 15-21; Lc 1, 42; Lc 18, 9-14; 2 Cor 9,7.
      Seja um dizimista! Cadastre-se na secretaria paroquial ou no "CANTINHO DO DÍZIMO", aos domingos antes ou após a missa. Participe das missas, sobretudo, no 3º domingo às 7h e às 19h que é dedicada aos dizimistas, participando também dos sorteios dos aniversariantes dizimista do mês no final da Celebração Eucarística.
     Lembre-se: Você é responsável também pela Paróquia da qual você está inserido. E o dízimo só deve ser devolvido na Paróquia. Outros lugares ou comunidades você poderá também ajudar, mas seu compromisso biblicamente falando, em 1º lugar é com a Comunidade Paroquial.
     A proposta da Equipe do Dízimo é despertar a todos os cristãos, quer seja engajados ou indiferentes para a vida comunitária-solidária da IGREJA.
      Aproveitamos a oportunidade e parabenizamos os dizimistas do mês de abril. Pedindo a Deus muitas bênçãos e graças para os mesmos e seus familiares. Amém!
Socorro Camilo – Pastoral do Dizimo

Etapa da Escola Catequética Paroquial

A Paróquia São Paulo Apóstolo realizou de 20 a 22 de março de 2015 a II Etapa da Escola Catequética Paroquial.
Primeiro dia - Celebração Penitencial com Pároco Padre José Airton Liberato Silva

Segundo dia com o Senhor Osorio Soares Gomes da Paróquia do Ipu - Catequistas animados com a oportunidade de melhorar seus conhecimentos.

Terceiro dia - Eixo Catequético com o Sr. Osorio Soares Gomes, da Paróquia do Ipu
Certos de que como for à catequese hoje, assim será em grande parte a Igreja amanhã, acreditamos na importância deste processo de formação permanente, afinal “qualquer atividade pastoral que não conte, para sua realização, com pessoas realmente formadas e preparadas coloca em risco a sua qualidade”.

Que nosso Bom Deus continue a abençoar nossa Escola Catequética Paroquial!!!

sábado, 21 de março de 2015

Campanha: Traga a Bíblia à Santa Missa

Desde o mês de setembro, mês dedicado a Celebração da Bíblia, a santa Palavra de Deus, a Paróquia de São Paulo lançou a Campanha: Traga a Bíblia à Santa Missa. Seu intuito é a conscientização dos católicos para uma maior valorização das Sagradas Escrituras; e a melhor forma de fazer isso é praticando a leitura. Portar, manusear, ler e acima de tudo vivenciar a Bíblia é dever e missão de todo seguidor de Jesus Cristo.
Agora, em todas as missas celebradas em Nossa Igreja Particular, em especial a de domingo, terão suas leituras feitas diretamente do Santo Livro. A edição da Bíblia, adotada por nossa Igreja é a Nova Bíblia Pastoral, a venda na secretaria paroquial pelo valor de R$ 20,00. Contudo, quem já possui Bíblia de outras edições, também pode trazer para as celebrações eucarísticas. A Bíblia é a Palavra de Deus, semeada no meio do povo, por isso nós como membros deste povo pertencente ao Senhor, vamos sim fazer da Bíblia o nosso livro mais lido e vivido!

CPP – Conselho Paroquial de Pastoral

Festejo de São José, setor 7

“Com São José, Esposo humilde, justo e fiel, a esperança em Cristo nos renova”. Esse é o tema que os paroquianos do Setor Sete, festejaram seu padroeiro São José, de 16 a 19 de março. A solenidade de abertura aconteceu com a celebração eucarística, presidida pelo pároco Padre Airton Liberato.

Durante os festejos, a comunidade contou com a presença do Ministro Extraordinário da comunhão Sebastião Domingo que fez a celebração da palavra no dia 17 e do também Ministro Extraordinário da comunhão José Mauricélio que fez a celebração no dia 18.
.
No ultimo dia da festa foi marcada pela presença de centenas de fieis que acompanharam a procissão que saiu da Igreja Matriz de São Paulo Apostolo percorrendo algumas ruas do bairro, até o centro Catequético do setor 7, onde foi realizada a missa de encerramento dos festejos, presidida pelo nosso pároco Padre Airton Liberato, com a participação dos Ministros do setor (Socorro, Maurício, Joana e Demontier).


O festejo do padroeiro foi marcado por visitas às famílias, e celebração da via Sagra nas casas do setor, em uma atitude de valorização do povo de Deus, expressando gestos de comunhão, serviço, amor e fraternidade. 

quarta-feira, 4 de março de 2015

DOMINGÃO MISSIONÁRIO Setor 8 – 22/02/2015

Ser Igreja em ação, esse é o grande desafio daqueles que resolvem seguir a Jesus Cristo nos tempos atuais. Como Comunidade Eclesial Missionária, que tem como padroeiro São Paulo Apóstolo, o propagador do Evangelho; nós os seus paroquianos, seguimos seu exemplo, continuamos a anunciar as boas novas do Senhor, pregando nas ruas, visitando as famílias, ouvindo, e acolhendo a todos.
Graças a esse trabalho evangelizador, as conversões estão acontecendo. Católicos afastados da vivência da Fé estão retornando ao seio da Igreja. Inclusive há testemunhos de irmãos que antes frequentavam as denominações protestantes, em virtude de não haver a presença da Igreja Católica em seus lares, ou mesmo em suas comunidades locais. Agradecemos aos missionários que se empenharam neste verdadeiro arrastão

Retiro do Clero da Diocese de Sobral - 2015

Em meio ao período quaresmal que teve início na quarta-feira de cinzas e se estende até o domingo da ressurreição do Senhor, o Clero da Diocese de Sobral esteve em retiro espiritual na cidade de Fortaleza. O momento religioso começou na segunda-feira, dia 23 de fevereiro e prosseguiu até a sexta-feira dia 27, contando com a presença dos sacerdotes que formam a Diocese de Sobral.