segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Retiro de espiritualidade reúne padres da Diocese de Sobral

De 15 a 18 de fevereiro os padres da Diocese de Sobral participaram do Retiro Anual do Clero,que Aconteceu na Serra do Estevão em Quixadá com a presença do pregador Padre Cícero Alves, atual reitor do seminário da Arquidiocese de São Paulo – SP.
O Retiro teve como tema: ” DISCÍPULO DA ALEGRIA “.Foi um profundo momento de reflexão e encontro com Deus.

Com uma programação diária que inicia-se às 7hs, sendo concluída às 22hs, os padres participam de palestras, dinâmicas, missas, desertos e confissões.

Retiro Espiritual dos Catequistas

Na busca da renovação espiritual e uma pausa para recarregar as baterias, os catequistas anualmente deixam a agitação da cidade para viver um dia de paz, reflexão e tranquilidade oferecida por um retiro espiritual. No domingo dia 20 de fevereiro, os catequistas reuniu-se no MURMÚRIO DA NATUREZA na Serra da Meruoca. O encontro teve início às 08hs com término às 17hs.


Os catequistas foram recepcionados com um belo café da manhã e logo em seguida começaram as atividades na capela com uma dinâmica que nos levou a refletir sobre a importância de tirar um tempo para escutar. Numa sociedade individualista, com acúmulo de funções, estresse, correria, dependência tecnológica, nunca foi tão difícil tal tarefa. “Nos dias atuais com tantos afazeres, devemos vigiar para não deixar de lado nossos momentos com Deus”.

 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

FIÉIS LOTAM A PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS.



A paróquia de São Paulo Apóstolo, localizada no bairro Terrenos Novos, em Sobral no Norte do Ceará, celebrou na manhã de quarta-feira (10) a missa de cinzas. A igreja ficou pequena para tanta gente.

A Quarta-feira de Cinzas marca o fim do carnaval e o início da quaresma, período que termina com a Páscoa. Na Quarta-feira de cinzas é lançada também a campanha de fraternidade da igreja católica, as cinzas recebe este nome por marcar o início dos 40 dias que antecedem a sexta-feira Santa. As cinzas simbolizam dor e penitência e demonstram que os fiéis precisam estar com almas e corações purificados para Deus. “Recorda-te que és pó e em pó te converterás” ou então “Arrepende-te e crede no Evangelho”.

Abertura da Porta Santa da Misericórdia



No dia 25 de janeiro de 2016, Solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo, Padre Aírton Liberato fez a solene abertura da Porta Santa da Misericórdia em nossa Igreja Matriz. Foi um momento penitencial de muita alegria e graça. Muitos dos fiéis paroquianos compareceram, foram aspergidos pelo sacramental da água benta, e em seguida celebraram a Santa Eucaristia, encerrando os Festejos do Padroeiro São Paulo Apóstolo com muito louvor.
COMO VIVER BEM O ANO DA MISERICÓRDIA?
A proposta desse jubileu é viver a misericórdia no exemplo do Pai, que pede para não julgar e não condenar, mas perdoar e dar amor e perdão sem medida. "Sede misericordioso, como também vosso pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoais e sereis perdoados." (LC 6,36-37). E Sob estas palavras de Jesus, possamos buscar o sacramento da reconciliação, fazer um bom exame de consciência, estar arrependido, ter a firme resolução de não desagradar mais a Deus, porque quando nos confessamos passamos a viver uma vida nova em Cristo. E após estarmos em comunhão com Deus através do ato da confissão, que o nosso olhar esteja voltado para os nossos irmãos necessitados, que nós possamos nos doar, visitar e rezar pelos os enfermos e encarcerados, acolher o próximo com o mesmo amor de Cristo, aconselhar, ensinar e consolar os aflitos, perdoar e suportar com paciência as injustiças. Que o nosso coração abra espaço para vivenciarmos a experiência da misericórdia e torna-se assim visível nosso testemunho de caridades e amor ao próximo.
“Não digo: é bom para a Igreja este momento extraordinário… não, não! Digo: a Igreja precisa desse momento extraordinário”. (Papa Francisco)


Edvan Carvalho – Pascom.
Foto: Edvan Carvalho

Fonte de Pesquisa: Agência Ecclesia. 

CNBB convoca os fiéis Católicos à luta contra o Mosquito Aedes Aegypti.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 04 (fevereiro), a diretoria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, divulgou uma nota onde convoca a Igreja no país a se empenhar no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor dos vírus Zika, Chikungunya e Dengue.
Citando a declaração da Organização Mundial da Saúde sobre a gravidade da situação, a nota diz que o alerta não deve levar ao pânico, como se a situação fosse “invencível”, apesar de sua “extrema gravidade”.
Um destaque especial foi dado à questão do aborto que voltou às discussões quando alguns grupos reclamaram ao Supremo Tribunal Federal o “direito” de abortar em casos de microcefalia. Para a CNBB, isso não justifica defender o aborto, mas trata-se de um “total desrespeito à vida”.
Antes, a instituição sugeriu que seja garantida, “com urgência”, a assistência aos atingidos pelas enfermidades, sobretudo às crianças que nascem com microcefalia e suas famílias. “A saúde, dom e direito de todos, deve ser assegurada, em primeiro lugar, pelos gestores públicos. A eles cabe implementar políticas que apontem para um sistema de saúde pública com qualidade e universal”.
A CNBB também pediu o comprometimento dos cidadãos. Sugeriu que as comunidades paróquias se sensibilizem e se mobilizem para combater o mosquito transmissor, alertando os fiéis durante as Missas, encontros de pastorais e em outras ocasiões oportunas.
“Exortamos as lideranças de nossas comunidades eclesiais a organizarem ações e a se somarem às iniciativas que visem colocar fim a esta situação. As ações de competência do poder público sejam exigidas e acompanhadas”, diz a nota.
O presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, disse que este será também um dos assuntos da conversa com a presidente Dilma Rousseff, numa reunião vindoura. O bispo disse que insistirá na necessidade de dar assistência às pessoas que foram infectadas pelo Zika. A nota citada também será entregue ao Governo Federal.

 Kleber Mendes
Fonte de pesquisa: noticias católicas 

Tempo Litúrgico da Quaresma

Quaresma, tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis, a quaresma é, sobretudo um “tempo favorável” de graça (cf. 2 Cor 6, 2)”. Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: “Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4, 19).
“Ele não nos olha com indiferença; pelo contrário, tem no coração cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos. Interessa-Se por cada um de nós; o seu amor impede-Lhe de ficar indiferente perante aquilo que nos acontece”.
Coisa diversa se passa conosco! Quando estamos bem e comodamente instalados, esquecemo-nos certamente dos outros - isto, Deus Pai nunca o faz! Fechados em nosso egoísmo acabamos isolando o outro e fechando-nos na indiferença. O santo padre continua.
“Quando encontro-me relativamente bem e confortável, esqueço-me dos que não estão bem!” O mal da indiferença toma proporções alarmantes. Precisamos reagir. Quaresma é tempo de conversão. Principalmente de nós mesmos. Que o Senhor nos conceda a graça do amor. Não seja indiferente à igreja, ao sofrimento do outro, ao compromisso na missão e principalmente ao amor.

Padre Airton Liberato

Pároco da Igreja de São Paulo Apóstolo
Foto: Edvan Carvalho 

Vem Louvar no Território Paroquial

Nos dias 06, 07, 08 e 09 de fevereiro aconteceu o Vem Louvar 2016, o carnaval cristão que as comunidades católicas da Renovação Carismática realizam todos os anos em vários pontos da nossa cidade. Em Nossa Paróquia a Comunidade Anawim esteve na quadra da Escola Mocinha Rodrigues; Comunidade Luz Divina na quadra do Yedda Frota e a Comunidade Chama de amor na Capela do Boqueirão, todas realizaram seus retiros de carnaval. Este ano tiveram como tema central “Vê a alegria que tem vem de Deus. (Br4, 36b)”. Todos os dias jovens das comunidades e paroquianos em geral se alegraram com muito louvor, shows, apresentações de artes, pregação, missa, e muita alegria. Contaram com a presença do Padre Airton Liberato, Robério Cavalcante, Banda Teófilos, Swing leva Deus dentre outras atrações católicas. Foi uma benção!

Wender Parente. 

Foto: Edvan Carvalho

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade 2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 será lançada, oficialmente, no dia 10 de fevereiro. O tema da Campanha é “Casa Comum, nossa responsabilidade”. O lema bíblico é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5.24)
O objetivo chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, ou seja, do planeta Terra.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica é realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e assumida pelas igrejas-membro: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia. Além dessas igrejas, estão integradas à Campanha a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP).
Este ano, a CFE terá dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor – entidade da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.


Fonte: http://portalkairos.org/campanha-da-fraternidade-2016/#ixzz3zd8bm4bm

Festejo de São José 2016

coordenação do Setor sete em nome de  Dona Cilene, convida todos os fiéis para os festejos de  São José,  que começam no dia 16 de março (quarta-feira) e terminará no dia 19(sábado), dia de São José. Ela também lembra a importância do padroeiro  e que este é o momento de agradecer a Deus pelas chuvas que estão banhando no Ceará, e que é tempo de fazermos uma confraternização religiosa, onde todos os moradores  da Paróquia terão oportunidade de compartilhar a palavra e os ensinamentos de Deus, através dos exemplos de São José.

Paróquia de São Paulo realiza visitas missionárias em pleno domingo de carnaval

Motivado pelo ardor missionário que nos prepara para viver o ano da misericórdia nos setores paroquiais, a Paróquia de São Paulo Apóstolo, realizou no domingo de Carnaval, dia 7 de fevereiro, a Visita Missionária ao Setor São José.

A visita teve início às 7 horas com a celebração da Santa Missa na Matriz, e em seguida o envio dos missionários, feito pelo nosso pároco Padre Airton Liberato.


Acompanhados pela coordenadora do setor, Dona Maria Cilene, os quase 70 missionários foram divididos em grupos para visitarem as famílias da comunidade pertencentes ao setor.
No final da manhã todos se reunirão no centro de Evangelização São José onde a equipe de coordenação preparou um lanche.
   Já com a presença de nosso pároco, houve uma avaliação onde alguns missionários patinharam suas experiências com as famílias, como o encontro de adultos e crianças que não tinham o sacramento do batismo, outras sem o do matrimônio e também pessoas que tinha experiências com seitas e até mesmos com  a violência. No final da avaliação padre Aírton ficou muito feliz e até presenteou três missionários.


A Pastoral da Visitação junto com a pastoral do dízimo já agendaram as próximas visitas missionária que serão todos os primeiros domingo de cada mês, e a comunidade contemplada será a Comunidade Sagrada Família (setor 8) e será no próximo dia 6 de março.

 


A Paróquia de São Paulo Apóstolo pertence a Diocese de Sobral está dividida em 12 setores missionários: Santa Rita, São João  Evangelista , Cristo Rei, Jesus Misericordioso, Nossa Senhora das Graças, Santa Terezinha, São José, Sagrada Família, Arcanjos, Nossa Senhora do Carmo, Santa Luzia  e Sagrado Coração de Jesus.

a

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016