terça-feira, 29 de março de 2016

Adoração da Santa Cruz é um momento já esperado pelos paroquianos

Adoração da Santa Cruz é um momento já esperado pelos paroquianos na Sexta Feira Santa, quando é lembrado, a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesta ocasião Padre Aírton Liberato usa veste na cor vermelha: cor do sangue, do martírio.
A Celebração começou às 15hs, com a entrada do Pároco Padre Aírton Liberato, dos coroinhas, ministros extraordinários da Comunhão e leitores.
O sacerdote deita por alguns instantes em frente ao presbitério, em sinal de subserviência. O silêncio e a reflexão foram pontos fortes desta tarde de oração. Após as leituras das Sagradas Escrituras, as pessoas fizeram fila para beijar a Cruz em veneração.
O Lenho da Cruz de Cristo foi o instrumento de nossa Redenção. A cerimônia de adoração da Santa Cruz tem por fim agradecer A Deus por nossa redenção. É evidentemente que esta cerimônia não significa considerar a Cruz de Cristo o Deus criador do Céu e da terra (para maiores informações, clique aqui).



segunda-feira, 28 de março de 2016

Festa da Divina Misericórdia



Convidamos todos os fiéis a participar da Festa da Divina Misericórdia, que acontece de 30 de Março à 03 de Abril, no Setor 4 (Setor Jesus Misericordioso). A Festa tem como Tema "Misericórdia Senhor, Misericórdia".
- Santa Missa
- Terço da Misericórdia
- Confissões
- Visitas Missionárias

sexta-feira, 25 de março de 2016

Missa de Lava-pés da Paróquia de São Paulo Apóstolo

A humildade foi reverenciada durante a Missa de Lava-pés, que foi realizada na noite desta quinta-feira dia 24 de março, na Paróquia de São Paulo Apóstolo, em Sobral. Na Semana Santa, a data é importante para nós católicos porque foi neste dia que Jesus lavou os pés dos apóstolos, fez a última ceia, instituiu a eucaristia e foi preso.
O pároco e administrador da referida paróquia nessa noite repetiu o gesto com a comunidade. O período é de profunda oração entre nós fiéis, na preparação para a Páscoa, estar ao lado de quem se ama é o muito importante.

Em seguida foi feito o translado do santíssimo, onde ficará para adoração dos grupos  e as pastorais de nossa comunidade até as 23h e30min.

Fotos: Washington Sousa

.

O Ofício de Trevas da Paróquia de São Paulo Apóstolo

Como este ofício é cantado ao cair da noite o auxílio das luzes de velas torna-se indispensável. As trevas simbólicas da paixão.
embora o nome possa dar a entender, não é um rito enigmático e obscuro, mas um das orações mais belas da Semana Santa. As trevas litúrgicas, quando durante as cerimônias da paixão apagam-se todas as luzes na igreja, exceto uma;

As trevas simbólicas da paixão. Em alguns lugares ele é celebrado na Segunda Feira Santa, mas o dia mais correto para esta celebração é entre a noite de Quarta-Feira até antes do amanhecer da Quinta, marcando o início do Tríduo Pascal..

No fim, apagam-se as luzes para simbolizar o luto da Igreja e a escuridão que baixou sobre a terra quando Nosso Senhor morreu. O ruído no fim do ofício de trevas significa o terremoto e a perturbação dos inimigos e recordam a desordem que sucedeu na natureza, com a morte de 
Nosso Senhor.

Washington Sousa

A Paróquia de São Paulo Apóstolo, realizou nesta Semana Santa a tradicional Via Sacra


A Paróquia de São Paulo Apóstolo, realizou nesta Semana Santa a tradicional Via Sacra percorreu as principais ruas, nas celebrações da quaresma, unindo Grupos, Pastorais e as famílias que estão refletindo a Campanha da Fraternidade 2016: CASA COMUM, RESPONSABILIDADE DE TODOS

Mesmo com a possibilidade de chuva, as pessoas saíram às ruas do bairro para acompanhar o trajeto em oração.

A costureira, Célia Maria, disse que todos os anos participa da Via Sacra. “É muito bonita, temos que celebrar aquilo que Jesus fez por nós. A morte e a ressurreição”, afirmou. “Esse é um momento de respeito, em que as pessoas devem se unir”.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Sobral

Com o Tema “Mística E Missão” a Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Sobral Ceará esteve reunida neste ultimo final de semana dias 11, 12 e 13 no Centro de Treinamento de Sobral (CENTRESO), onde foi a realização da Assembléia Diocesana da IAM. 
O Encontro se Iniciou Com a realização da Via-sacra das crianças Pequenos Passos de Amor e Dor e estavam Presentes Assessores de 21 paróquias da Diocese. 
Os Objetivos desta assembléia Foram de: Aprofundar a espiritualidade missionária da IAM; Avaliar a caminhada de 2013 a 2015; Realizar um cronograma para 2016; Organizar as novas coordenações das Regiões Episcopais que ficou da seguinte Maneira:
Região SEDE Coordenador Carlos Filho da Paroquia São Paulo Apóstolo de Sobral e Como Vice-Coordenadora Maiara Gomes da Paróquia São Francisco de Forquilha
=> Região ACARAÚ Coordenadora Ir. Terezinha Arcanjo (Filha de Sant’Ana) da Paróquia Senhora Sant’Ana de Santana do Acaraú e Como Vice-Coordenadora Fernanda Silveira da Paroquia São Manuel Do Marco.
Região COREAÚ Coordenadora Flavia Damasceno Da Paroquia Senhora Sant’Ana Mucambo e Como Vice-Coordenadora Millena Teles da Paróquia Nossa senhora da Piedade de Coreaú
=> Região ARARAS Coordenadora Julia Caetano da Paróquia Senhora Sant’Ana de Varjota e Como Vice Coordenadora Odete Martins da Paróquia São Sebastião de Ipu.
Juntamente com a Coordenação Diocesana da IAM e Coordenação do COMIDI os coordenadores e vice coordenadores de cada região atuarão fazendo assim a melhor comunicação e elo entre os Grupinhos de IAM das paroquias e a Coordenação Diocesana da Diocese de sobral.

O encontro teve participação da Comunidade Maranata que ajudou na missa e momento de animação,  a Celebração da Santa Missa foi Presidida por Padre Domicio Morais atual Coordenador do COMIDI e Co-celebrada por Padre Airton Liberato Padre Referencia da IAM na Diocese de Sobral.
 Momentos Marcantes de muita amizade, momento forte de oração, momento forte durante o envio, e muita Alegria e Partilha…
Durante o envio Padre Airton Liberato diz aos Assessores e Coordenadores “Eu Vou chamar Vocês de o Grupo dos Doze, Vocês são os apóstolos que vão convocar outros missionários, vocês vão ser enviados agora, não como simples missionários mais como Os Missionários escolhidos por Deus os que vão Multiplicar o reino de Deus.”
Ao ser finalizado a Assembleia da IAM na Diocese de Sobral foi-se realizada a avaliação e agradecimentos.

“Queria aqui agradecer a todos que participaram de nossa assembleia, muito feliz pela presença e por tudo que vivemos. Essa missão é linda, é forte, é árdua, enfim, é tudo de bom. Trabalhar em prol de crianças, é um presente maravilhoso. Só peço que Deus nos abençoe e nos proteja de todo o mal.” Angélica Farias Coordenadora Diocesana da IAM na Diocese de Sobral-Ce


domingo, 20 de março de 2016

Festejo de São José, setor 7

“Com São José, Esposo humilde, justo e fiel, a esperança em Cristo nos renova”. Esse é o tema que os paroquianos do Setor Sete, festejaram seu padroeiro São José, nos dias 15, 16, 18 e 19 de março. A solenidade de abertura aconteceu com a celebração do palavra, presidida pelo Ministro da palavra  Carlos Filho.
Durante os festejos, a comunidade contou com a presença do Ministro Extraordinário da comunhão José Mauricélio que fez a celebração da palavra no dia 16 e do também Ministro da palavra Sebastião Domingo que fez a celebração no dia 18.
No ultimo dia da festa foi marcada pela presença de centenas de fieis que acompanharam a procissão que saiu da Igreja Matriz de São Paulo Apostolo percorrendo algumas ruas do bairro, até o centro Catequético do setor 7, onde foi realizada a missa de encerramento dos festejos, presidida pelo nosso pároco Padre Aírton Liberato, com a de todos os setores paroquial.

O festejo do padroeiro foi marcado por visitas às famílias, e celebração da via Sagra nas casas do setor, em uma atitude de valorização do povo de Deus, expressando gestos de comunhão, serviço, amor e fraternidade. 

Procissão de ramos marca o início das celebrações da Semana Santa

A procissão de ramos marca o início das celebrações da Semana Santa para a igreja católica. Repetindo uma tradição secular, uma multidão encheu as ruas do bairro Terrenos Novos, na manhã de domingo (20), o cortejo da procissão relembrando a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém.
A procissão começou às 06h30m, saindo defronte ao Hospital Regional Norte com destino à Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo. Ao final da procissão, o pároco e administrador padre José Aírton Liberato, deu continuidade à celebração da Santa Missa, na Igreja Matriz.

Até o Domingo de Páscoa (27), uma série de celebrações renova nos fiéis a essência da fé católica: a ressurreição. Mas, durante todo este período acontecerão as mesmas celebrações em todas as igrejas Arquidiocese de Sobral.
P@SCOM | Paróquia São Paulo Apóstolo.