
De acordo com o médico Derval Júnior, diretor de ensino e pesquisa do Hospital, o Centro de Nefrologia foi criado para atender exigências físicas e legais, uma vez que a Santa Casa conta atualmente com 230 pacientes, quando o número permitido é de 200 pacientes por unidade. Com a inauguração do Centro, o número de médicos nefrologistas na Santa Casa passará de dois para quatro profissionais, atendendo o Sistema Único de Saúde.
O diretor destacou também o papel importante que a Santa Casa desempenha na captação de órgãos. “Hoje a Santa Casa contribui enormemente com o transplante de órgãos no Ceará. Atualmente o Hospital é reconhecido com o maior Centro de Captação de Órgãos do Estado (por densidade populacional)”, destacou Derval Júnior.
Disparidade
O médico Derval Júnior lembra que a região do Cariri possui três unidades de diálise, sendo que duas contam com capacidade igual a da Santa Casa. “Aquela região deve ter cerca de 600 pacientes em tratamento de diálise, enquanto a região norte tem 230. Será que existem mais doentes de rim no Cariri? Certamente não. O que está acontecendo é que há uma demanda reprimida que não está tendo acesso ao serviço”, afirmou o médico destacando que, com a nova unidade da Santa Casa, mais pessoas terão possibilidade de tratamento.
Fonte: Jornal Correio da Semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário