domingo, 25 de dezembro de 2011

BAIRRO TERRENOS NOVOS 29 ANOS DE VIDA


 
Criado pela Lei Municipal N° 013/82 de 1° de dezembro de 1982, o bairro Terrenos é hoje o mais populoso do Município de Sobral. Conta com uma população estimada em mais de 30 mil habitantes (Somada também os bairros Vila União e José Euclides); possui um aquecido comércio local, que tem de tudo, desde uma simples mercearia à farmácia.
Alguns acontecimentos marcantes que fizeram sua história: 1988: Instalação de energia elétrica; 1992: Conclusão da construção do templo da Igreja Católica (Hoje matriz da Paróquia São Paulo Apóstolo); 1994: Recebe saneamento básico, através de um projeto executado pelo governo do estado; 2007: Instalação da Paróquia de São Paulo Apóstolo; 2011: Construção em seu território, do Hospital Regional Norte.
Do ano de sua fundação, 1982, até meados de 1989, o bairro dos Terrenos Novos era pouco habitado e quem já morava ali, buscava água para todo tipo de consumo em 04(quatro) locais distintos. A saber: 1 - Açude Mucambinho; 2 - Tanque público abastecido por carro pipa; (esse tanque estava localizado onde hoje situa-se a pracinha do bairro) 3 - Chafariz público mais próximo, na Vila Popular Junco (atual bairro do Junco), ao lado da quadra de esportes, na praça pública, em Frente a reserva ecológica do IBAMA e da Casa de Oração Anawin; 4 - No Projeto Sertanejo/DNOCS, onde hoje funciona o Centro de Ciências Humanas da
UVA (Casa da Geografia), vizinho a escola Jarbas Passarinho. Nesse último local, havia uma dificuldade, pois o fornecimento de água dependia da boa vontade do Vigia do prédio.
Curiosidades: O bairro já teve várias denominações. Já se chamou Mucambinho, bolsão da seca, Malvinas, Terrenos Novos e Cidade Dr. José Euclides. Contudo, por força da tradição é sempre denominado Terrenos Novos.
Que São Paulo Apóstolo interceda por nosso bairro, afim de que continue a crescer e desenvolver-se, sempre na fé em Jesus Cristo. PARABÉNS TERRENOS NOVOS!
Fonte: Adalberto Mendes de Mesquita, historiador local

Nenhum comentário:

Postar um comentário