quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MENSAGEM MISSIONÁRIA DO PASTOR A Palavra de Deus é Viva e Eficaz

A Palavra de Deus é sem dúvidas um instrumento vivo e forte na vida da comunidade e porque não dizer na vida de cada cristão. Por isso, estamos investindo na conscientização dos fiéis de nossa Paróquia de São Paulo Apóstolo, para que, escutando a Palavra possam compreender sua importância e dar-lhe o máximo de respeito e atenção. Daí a necessidade de termos bons proclamadores nas Missas, e, ministros da Palavra, comprometidos e capacitados. Além das principais qualidades como: boa dicção, postura ética e conhecimento da liturgia, é necessário ser um estudioso da Palavra e rezar sempre acompanhado com ela.
Na Missa ou no rito da Celebração da Palavra, Por exemplo: O que ocorre no cenário da liturgia da palavra, resume-se, como se vê: a) Deus fala a alguém; b) Deus põe sua palavra na boca do escolhido; c) Envia-o a, em seu nome, dirigir-se aos irmãos em celebração. Encerrando esse processo, ter-se-á concluído a dinâmica de uma comunicação profética.
A descrição aqui sumariamente apresentada põe em evidência algumas exigências nunca desprezíveis no ministério de anuncia a Palavra de Deus a uma assembleia de cristãos. Uma delas é a que, para proclamar a Palavra adequadamente, o leitor do texto sagrado deve ser, em primeiro lugar seu ouvinte. Seria inconcebível que um ministro da Palavra ou simplesmente um proclamador da Palavra não tivesse a mínima intimidade com a Palavra de Deus. Afinal quem proclama, fala aos homens e as mulheres em nome de Deus. Como falar em nome de alguém sem ter contato com esse alguém? Fica a diga então para aqueles que em breve serão chamados a tão sublime ministério, ou até mesmo àqueles que são convidados à proclamar nas missas dominicais.

Padre José Airton Liberato Silva - Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário