segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Pascom’s realizam “intercâmbio pastoral”



Foto: Ailton Almeida Pascom de VarjotaNo último domingo, 18, primeiro domingo da Quaresma, a Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Paulo Apóstolo foi visitar os representantes da Pascom da Paróquia Senhora Sant’Ana da cidade de Varjota, A visita tinha por finalidade analisar os trabalhos desenvolvidos pelos agentes pastoral daquela comunidade, a fim de adquirir conhecimentos práticos para o fortalecimento do serviço que estamos desenvolvendo na nossa comunidade.
Após a viajem, que fica há aproximadamente 70km de Sobral, os agentes foram acolhidos pela Pascom anfitriã. Participamos de programa de rádio, acompanhamos a preparação para a transmissão da missa dominical, demos entrevistas, tiramos dúvidas e acompanharam de perto um pouco da rotina dominical dos agentes de Varjota.
Para os anfitriões, a visita também foi motivadora. De acordo com Madalena Rodrigues, agente Pascom de Varjota, houve trocas de conhecimento: “a visita foi muito contributiva para mim, pois assim como eles buscavam conhecimento, também deixaram para nós, cada um demonstrou o quanto estava interessado em ver como funcionava a nossa função, e também compartilharam como eles faziam, dando mais uma visão para prosseguirmos nossa missão com dedicação e sempre buscando novas experiências e aprendizagem”, conclui.
Já para o Coordenador João Paulo: “gratificante para nós percebermos o quanto podemos ajudar nossos irmãos nesta missão. De imediato pode-se até pensar que isso nos deixa orgulhosos, ou até envaidecidos. No entanto, o que nos rodeia é um sentimento fraternal de quem quer crescer e ajudar crescer na fé, no amor a missão. Todos nós temos alguma dificuldade, não somos perfeitos e nem chegamos ao topo, ao ápice da qualidade no serviço que desenvolvemos e abraçamos como missão, contudo, é muito bom saber que somos instrumentos de Deus, e que a forma como trabalhamos estimula a outras pessoas a quererem também levar o Cristo para aqueles que tem dificuldade em busca-lo. Assim, isso nos motiva também a não desanimar, nos motiva a continuar com o nosso propósito, que é servir ao Reino de Deus com amor e dedicação.
Prestes a completar dez anos de existência, não é a primeira vez que a Pascom de Varjota recebe visita de outras paróquias, a fim de adquirirem conhecimento sobre a metodologia de trabalho e equipamentos que são utilizados.
                     Foto: Willian Rodrigues Pascom de Varjota
Para o nosso agente Paulo Régis Aureliano, a visita proporcionou momentos de aprendizado, sobretudo no aspecto técnico: “a gente conseguiu visualizar como é importante o trabalho da Pascom, aprendemos bastante como utilizar vários aparelhos que a gente está precisando em nossa paróquia”. Paulo ainda acrescenta a influência do serviço prestado pela Pascom Paroquial de Varjota: “serviu de espelho para todos nós, não só da Paróquia São Paulo Apóstolo, mas para toda a Pascom da Diocese de Sobral” e conclui “fomos bem acolhidos, souberam nos explicar bem direitinho tudo que nós precisávamos, e agora nós vamos levando tudo o que nós necessitávamos para conseguirmos montar lá em nossa paróquia aquilo que nós viemos pegar”.
Já para o Wender Parente, também agente da Pascom da Paróquia São Paulo Apóstolo, o ato de se deslocar de Sobral à Varjota mostra também mais um aspecto: “é a vontade de querer servir a Igreja, querer servir através da comunicação, através do que Deus deu como talento, Deus deu como dom pra nós. É a gente saber usar as ferramentas que a tecnologia nos apresenta no dia de hoje, e através dessas ferramentas a gente conseguir alcançar o coração das pessoas”, afirma Wender.
Atentos a cada detalhe, a cada orientação e dicas dos agentes de Varjota, os visitantes participaram da Santa Missa analisando todos movimentos e comportamentos dos veteranos durante a celebração. “Foi bastante proveitoso, as aulas que tivemos ali, com certeza nós levamos para nossa pastoral. Foi um momento muito rico, muito abençoado mesmo pra nós” acrescenta, Edvan Nascimento, se referindo ao momento em que esteve junto ao operador de som e vídeo.
Pedro Henrique Albuquerque, um dos mais novos agentes da Pascom da Paróquia São Paulo Apóstolo, afirma que a visita lhe proporcionou mais motivação: “me senti bastante motivado, eu que sou o mais novo aqui da Pascom. Entrei neste grupo com uma missão, que Deus colocou no meu coração. E graças a Deus eu fui bem acolhido por todos. Do mesmo modo que há talentos a serem descobertos, há talentos que revigoram até hoje, e justamente esse é um clamor de Deus: crer mais na Palavra, buscar cada vez mais conhecimento. E nós viemos atrás, aqui na Paróquia de Varjota. E foi bastante motivador para mim, que sou jovem e estou começando essa caminhada de Pascom”, conclui o agente.
Ficamos Felizes  pela visita, pois nos deu um horizonte a respeito de outras tecnologias, pois a cada dia que passa temos que nos aperfeiçoar nos novos meios de comunicação par uma melhor evangelização,

Nenhum comentário:

Postar um comentário