Dizíamos em nosso último artigo que, para atualizar-se com aquilo que Jesus ensinara e com o que a Igreja, em âmbito mundial, vem insistindo em fazer, a Diocese de Sobral está dando passos largos, seguros e bem alicerçados na renovação de suas ações pastorais e que D. Odelir está dedicando a sua juventude, o seu espírito missionário, a sua capacidade de administrar a Diocese, em todos os aspectos, investindo recursos, remanejando pessoas, atualizando equipamentos, informatizando arquivos, tudo fazendo para que, nos tempos atuais, o Evangelho seja também atualizado, isto é, faça valer o significado da sua palavra.
Cada um dos participantes da 30ª Assembléia Diocesana não esteve lá, defendendo o seu próprio ponto de vista, ou o seu interesse particular. Estava em nome do grupo que representava, elaborando um Plano Diocesano de Evangelização, voltado para a realidade, trocando experiências, fazendo sobressair os carismas próprios de sua Paróquia, de sua região ou de sua entidade, para transformá-los em Diretrizes para todos. Tais Diretrizes não saíram prontas da Assembléia. Durante todo este ano vamos realizar Assembléias Paroquiais semelhantes, seguidas de Assembléia pelas 06 Regiões Episcopais para, em Novembro, realizarmos outra Assembleia Diocesana para avaliar os passos que ficaram acertados de serem dados. Nossa 30ª Assembléia, portanto, não terminou Domingo, dia 29; ela está continuando até o fim do ano nos estudos que nos propusemos realizar: de ser uma boa nova em novos tempos. Como faremos isso?
Segundo a imagem proposta por Dom Odelir, fazendo funcionar 03 “Locomotivas”: a da Formação, atingindo, permanentemente, o clero e os leigos. A da Missão, tendo toda a atenção para com a Família, a Juventude (inclusive a Universitária) e a Infância Missionária; e a da Defesa da Vida, voltada para os mais pobres e os excluídos da sociedade.
Não há grande novidade na proposta do Bispo. Já era nosso desejo anterior. Faltava-nos levar à prática e é isso que seremos cobrados, lembrados e avaliados até o fim do ano. Por isso é que dizíamos que a 30ª Assembléia não terminou domingo, 29 de janeiro. Estamos vivenciando-a até novembro.
Como prometemos na edição passada, voltaríamos hoje ao assunto, mais bem documentados, com fotografias, com os resultados gerais da Assembléia e com os passos que estaríamos dando nessa perspectiva, (aliás, de longa data) de sermos “uma boa nova em novos tempos”. Acrescentávamos até ser um desejo da Igreja do Brasil e do Regional NE I onde nos situamos.
Tanto é verdade que está acontecendo, do dia 1º de fevereiro até o dia 07, em Aparecida, S. Paulo, o 14º Encontro Nacional de Presbíteros do Brasil, reunindo mais de 500 Padres – inclusive 02 dos nossos: Padre Emanuel, de Meruoca e Padre Edmilson, de Alcântaras – estudando “A Identidade e a Espiritualidade do Presbítero no Processo de Mudança de Época”. Falaremos sobre isso no próximo sábado.