domingo, 19 de agosto de 2012

AGOSTO MÊS DAS VOCAÇÕES! O MESTRE ESTÁ E TE CHAMA!



A Igreja Católica celebra o mês de agosto como o mês vocacional desde 1981.
Nesse período é intensificado em todas as pregações, reflexões, grupos de oração e em especial na Santa Missa, o tema vocação, como o grande chamado que Jesus Cristo nos faz, para junto a Ele desenvolvermos nosso trabalho evangelizador em sua Igreja e também na sociedade onde estamos inseridos.
Sentir e atender o chamado de Deus para a consagração ao trabalho no clero, como sacerdote (doador das coisas sagradas), padre ou religioso, freira, frade, etc. é prova de amor e resposta sincera ao criador por sua grande generosidade. Porque, decidir-se pelo Reino, implica em seguir o exemplo de Jesus, doando-se por inteiro ao amor de Deus e ao próximo.
Contudo, o Pai também nos chama a outras vocações, que não a religiosa. Hoje está muito presente na Igreja Católica, o apostolado dos leigos (pessoas do povo) que consagram a sua vida ao trabalho missionário e a animação temporal das paróquias, capelas e comunidades católicas espalhadas pelo mundo.
Existem também as vocações seculares. Deus nos dá muitos dons, que são executados em inúmeras profissões. Estas são desenvolvidas na construção de um mundo mais humano e fraterno, onde cada pessoa é chamada do meio do  povo  para  qualificar-se e  retornar   a  esse mesmo povo para servi-lo. Uns como professores, outros como médicos, outros policiais, etc.
Por fim falamos das vocações familiares. Há o chamado de Deus para sermos pais, mães ou simplesmente celibatários. A cada um Deus chama a viver uma condição de vida. O importante é sempre estarmos atentos a sua voz, e prontamente respondermos seu amoroso convite sem demora, dizendo em palavras e atitudes: “SENHOR AQUI ESTOU!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário