quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CNBB convoca os fiéis Católicos à luta contra o Mosquito Aedes Aegypti.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 04 (fevereiro), a diretoria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, divulgou uma nota onde convoca a Igreja no país a se empenhar no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor dos vírus Zika, Chikungunya e Dengue.
Citando a declaração da Organização Mundial da Saúde sobre a gravidade da situação, a nota diz que o alerta não deve levar ao pânico, como se a situação fosse “invencível”, apesar de sua “extrema gravidade”.
Um destaque especial foi dado à questão do aborto que voltou às discussões quando alguns grupos reclamaram ao Supremo Tribunal Federal o “direito” de abortar em casos de microcefalia. Para a CNBB, isso não justifica defender o aborto, mas trata-se de um “total desrespeito à vida”.
Antes, a instituição sugeriu que seja garantida, “com urgência”, a assistência aos atingidos pelas enfermidades, sobretudo às crianças que nascem com microcefalia e suas famílias. “A saúde, dom e direito de todos, deve ser assegurada, em primeiro lugar, pelos gestores públicos. A eles cabe implementar políticas que apontem para um sistema de saúde pública com qualidade e universal”.
A CNBB também pediu o comprometimento dos cidadãos. Sugeriu que as comunidades paróquias se sensibilizem e se mobilizem para combater o mosquito transmissor, alertando os fiéis durante as Missas, encontros de pastorais e em outras ocasiões oportunas.
“Exortamos as lideranças de nossas comunidades eclesiais a organizarem ações e a se somarem às iniciativas que visem colocar fim a esta situação. As ações de competência do poder público sejam exigidas e acompanhadas”, diz a nota.
O presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, disse que este será também um dos assuntos da conversa com a presidente Dilma Rousseff, numa reunião vindoura. O bispo disse que insistirá na necessidade de dar assistência às pessoas que foram infectadas pelo Zika. A nota citada também será entregue ao Governo Federal.

 Kleber Mendes
Fonte de pesquisa: noticias católicas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário